FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Poli-USP inaugura espaço voltado para alunos em parceria com a Ambev

A Universidade de São Paulo (USP) inaugurou, no dia 21 de março, as instalações do espaço ON, fruto de uma parceria entre a Escola Politécnica (Poli) e a Ambev. O espaço, que tem cerca de 400m², foi projetado para fomentar a Inovação dentro do campus, entre alunos, professores e mercado de trabalho.

O evento contou com a participação de diversas autoridades, entre elas a Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patricia Ellen, o Reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior, a Vice-reitora, Maria Arminda do Nascimento Arruda, o diretor da Poli, Reinaldo Giudici, o vice-diretor da Poli, Sílvio Nabeta, a chefe do Departamento de Engenharia de Produção da Poli, Marly Monteiro de Carvalho, e o professor Eduardo de Senzi Zancul. Da Ambev, participaram Ricardo Melo, Vice-presidente de Gente, Valdecir Duarte, Vice-presidente de Supply Chain, Rodrigo Figueiredo de Souza, Vice-presidente de Compras e Sustentabilidade, e Dayane Faviero, Coordenadora do Espaço On pela Ambev.

A solenidade iniciou com as palavras da professora Marly Monteiro de Carvalho, que expressou seu contentamento em receber a todos no espaço, e relatou que o projeto começou em 2018 em uma reunião de prospecção de parcerias. “Desde o começo houve a ideia de colocar o aluno como protagonista do processo, trazê-lo para dentro do espaço, para que ele fique aqui. Acreditamos que inovação e ensino é um esporte de contato. O bom aluno que temos aqui, se ele ficar na Escola, só vai sair inovação, só vai sair coisa muito boa”, finalizou a docente, destacando o potencial do espaço e do convênio.

Rodrigo Figueiredo de Souza, Vice-presidente de Compras e Sustentabilidade da Ambev e engenheiro formado na Poli, relatou brevemente como o contato com a diretoria, em 2018, foi o primeiro passo para a geração do convênio e do desenvolvimento do espaço, com a contribuição da equipe da Ambev e também do Fundo Patrimonial Amigos da Poli. Rodrigo finalizou sua fala reconhecendo a capacidade de todos os envolvidos em sonhar grande e fazer acontecer. “Começa a ter exemplos positivos de startups de alunos que já viraram empresas. Acho que é só o começo de um monte de coisa legal que pode sair daqui. Ganha a Poli, ganha a Ambev, mas principalmente ganha a sociedade com o que fizermos para um mundo melhor que é o nosso papel como cidadão”. 

Ricardo Melo, Vice-presidente de Gente, destacou o objetivo único que conecta a USP e a Ambev On, uma universidade corporativa digital, desenvolver e formar pessoas e líderes através da ciência, tecnologia e inovação para impactarem de maneira positiva o mundo. “Como Ambev temos o papel de impactar de forma positiva a sociedade, e esse ecossistema que a gente trabalha tem um poder muito grande de nos unir para fazer esse impacto acontecer”. Valdecir Duarte, Vice-presidente de Supply Chain destacou que essa experiência é uma forma de criar uma conexão com a universidade e com a sociedade. “Isso é o primeiro passo para começarmos a aprofundar e dividir conhecimento”. 

O diretor da Escola Politécnica da USP, professor Reinaldo Giudici, salientou que a inauguração de um espaço como o Ambev On vai ajudar a revolucionar a maneira de trabalhar com o ensino de engenharia. O docente se declarou fã do ensino no modelo hands-on, em que os alunos se envolvem em projetos de engenharia, e podem fazer a conexão entre o conhecimento teórico com a solução de problemas práticos. “Este espaço será o embrião para outros espaços que a Escola e a Universidade vão fazer, de maneira similar, quiçá com parcerias adicionais com a Ambev. Um espaço como este é transformador, uma semente que deixará marcas e que vamos expandir como universidade. Isso precisa ser feito, já sentimos isso na Escola, essa transformação com essas novas metodologias ativas, e um espaço como este realmente é fantástico e fundamental”. Ele agradeceu a parceria da Ambev e parabenizou o trabalho da equipe.

O Reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior, iniciou suas palavras cumprimentando os presentes, e agradecendo à direção da Ambev pela parceria. Ele destacou que essa iniciativa fala muito com os objetivos de sua gestão à frente da Reitoria. “Nós queremos um ensino mais ativo, que os espaços de ensino sejam modificados e atualizados, que o nosso aprendizado possa ser maior do que fazemos hoje. Nós queremos uma universidade com inovação, e que possamos transferir essa tecnologia para o setor privado de uma forma muito mais intensa”. Carlotti ressaltou que a Reitoria deseja valorizar o sistema de inovação na Universidade. “A Universidade está aberta, quer fazer essas parcerias, levar tanto para o setor público e privado tudo o que temos aqui, e trazer experiências externas para a Universidade”. 

A Secretária Patrícia Ellen agradeceu a atual gestão do Governo do Estado de São Paulo, pela defesa do investimento em ciência e tecnologia. “Nós estamos aqui, hoje, em um momento diferenciado e privilegiado. O Estado de São Paulo hoje tem o maior orçamento da história de ciência e tecnologia, o aumento foi de 40% desde o início da nossa gestão. O ecossistema que consolida 21 bilhões de reais, e a USP neste percentual de aumento foi a Universidade que teve o maior aumento proporcional. Nós temos hoje na Universidade de São Paulo o orçamento de 7,6 bilhões de reais, o que representa um aumento de 46% com relação ao início da nossa gestão. Temos aqui um bom problema, que é recurso no caixa, com a nova gestão para investir este recurso com bons projetos”.

A Secretária frisou a importância da aproximação com a iniciativa privada, de entender quais são os grandes desafios da vida em sociedade, do setor privado, das pessoas, e como a universidade e a ciência podem se aproximar cada vez mais desta realidade. “É fácil investir em ciência e tecnologia em tempos de bonança. Durante a crise maior humanitária, sanitária e econômica é outra coisa, e São Paulo honrou esse compromisso”.

Frente aos desafios para o investimento em ciência e tecnologia no âmbito nacional, Patricia defendeu que temos que ter um olhar como os pesquisadores que desenvolveram o projeto Inspire, que distribuiu mais de 1000 equipamentos de ventilação pulmonar para todo o Brasil de forma gratuita, no sentido de fomentar parcerias para apoiar outros estados. 

A Secretária relatou que a presença e compromisso da nova Reitoria da USP em eventos como esta inauguração inspira e demonstra que a USP terá bons projetos para aplicar os recursos do orçamento. Ela finalizou sua fala destacando a importância da diversidade de gênero, racial, e de diferentes origens. “Tenho muito orgulho de estar aqui, e ter feito parte desta gestão, de entregar este orçamento para que vocês façam história e lembrem que o Brasil precisa mais do que nunca de união, ciência e diversidade. Se a gente conseguir fazer, aqui na USP, a foto do que a gente tem na nossa população, vamos fazer a diferença, fazer esse orçamento fazer história no momento que o nosso País mais precisa. Fica aqui o agradecimento e o pedido para que vocês lembrem disso, e lembrar que no fim do dia, o que estamos fazendo aqui só faz diferença quando chegar lá no Campo Limpo, no Rio Pequeno, nas áreas remotas da Amazônia, do Nordeste, porque é para isso que estamos aqui”.

Sobre o espaço físico – O projeto tem uma arquitetura sustentável e foi pensado para ser altamente funcional. A arquibancada varia o tamanho do auditório e as instalações e estruturas são aparentes, justamente para que os estudantes consigam enxergar como cada parte foi feita. Além disso, foram utilizados materiais em sua forma mais natural possível, para gerar o menor impacto no meio ambiente.

Ao mesmo tempo que traz uma valorização e flexibilidade, o Espaço ON procura ser bastante didático. “Estamos planejando diversas atividades para os próximos anos, e queremos que este espaço sirva de inspiração e oportunidade para que os alunos consigam tirar suas ideias mais criativas e inovadoras do papel”, afirma Dayane Faviero, Coordenadora do Espaço On pela Ambev.

Print Friendly, PDF & Email