Comunidade politécnica celebra suas vivências em Encontro de Gerações

Evento realizado no sábado, 30 de abril, promoveu a integração entre egressos, alunos e professores da Escola.

No último sábado, dia 30 de abril de 2022, a Associação de Engenheiros Politécnicos (AEP), com apoio da Escola Politécnica (Poli) da USP, do Grêmio Politécnico e da Atlética da Poli, realizou o 3º Encontro de Gerações da Escola.

O evento teve por objetivo de aproximar diferentes gerações de alunos, professores e egressos da Poli e, assim, fomentar o orgulho de ser politécnico. Além de ser uma possibilidade de ver o quão rica é a nossa Escola em recursos humanos, inteligência e competência”, como ressaltou o Diretor-Geral da Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP), Dario Gramorelli. Para isso, o Encontro contou com diversas atividades em sua programação, como passeio ciclístico, visita aos laboratórios e apresentações de entidades.

O evento teve início às 10h no Vão do Biênio, e a abertura contou com  o diretor da Poli, professor Reinaldo Giudici, o vice-diretor, professor Silvio Nabeta; o Diretor-Geral da AEP, Dario Gramorelli; e a vice-presidente do Grêmio Politécnico, Julia Carla de Oliveira.

O professor Reinaldo Giudici deu as boas-vindas e expressou a alegria de retomar as atividades presenciais na Escola. “É muito bom reencontrar as pessoas, poder cumprimentá-las, poder conversar […] Este é um evento daqueles especiais onde encontramos as gerações de politécnicos”, destacou o docente. Ele agradeceu as entidades que auxiliaram na realização do evento.

Na sequência, houve simultaneamente o passeio ciclístico e a visita guiada a alguns laboratórios da Poli. No passeio ciclístico, os politécnicos fizeram um trajeto pelo Campus da USP e tiveram a possibilidade de explorar de outra forma o ambiente universitário. As visitas guiadas apresentaram os laboratórios da Poli Espaço Ambev On, InovaLab, Ocean Lab, Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas (CITI) e Tanque de Provas Numéricos (TPN).

Visita guiada aos laboratórios

Os laboratórios do Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Poli-USP, Espaço Ambev On, InovaLab e Ocean Lab, são espaços de ensino e aprendizagem, que começaram a ser pensados em 2012 com auxílio de empresas parceiras e sugestões dos alunos. O Ambev On e o Ocean Lab são fruto de parcerias público-privadas com as empresas Ambev e Samsung, respectivamente. Segundo o professor Eduardo Zancul, coordenador dos laboratórios e guia das visitas, a burocracia não é mais o principal problema para realizar parcerias público-privadas, o mais difícil é encontrar empresas que tenham interesse em fazer parceria e cumpram as demandas que a faculdade necessita.

O Ambev On é um espaço planejado com mobiliário flexível para ajudar no melhor desenvolvimento do ensino. Ele conta com salas de reuniões em diferentes designs que podem ser utilizadas por alunos da USP das 7h30 às 20h30. O Ocean Lab é usado como sala de aula e espaço coworking no período livre. Além de sediar Cursos do Programa Ocean, que são cursos de curta duração sobre tecnologia que oferecem certificação, os quais também são oferecidos em modalidade online. O InovaLab é um espaço maker e FaberLab que os estudantes e os grupos de extensão podem usar para realizar seus projetos.

O CITI é uma plataforma interdisciplinar que desenvolve novas tecnologias e estuda a evolução humana a partir da criação de aparelhos tecnológicos. No CITI, foram desenvolvidos os Ventiladores Pulmonares Inspire, e atualmente está sendo produzido um computador de sistema livre e baixo custo.

O TPN é um centro de tecnologia que permite aos pesquisadores projetar e testar embarcações e seus materiais de maneira mais adequada para a sua aplicação prática, além de verificar a operação e manobra em ambiente offshore ou portuário. Durante a visita, os politécnicos puderam compreender e ver como funciona o projeto de ondas.

Apresentações culturais

No período da tarde, os grupos de extensão técnicos apresentaram suas atividades e projetos desenvolvidos no Vão do Biênio. Enquanto o Acappolli, a Rateria e a Banda Rateria performaram na frente da Lanchonete do Grêmio.  Na sequência, houve a apresentação dos veteranos e um sarau. ve