FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Pró-Reitor adjunto de Inovação da USP realiza palestra na Poli

Raul Gonzalez Lima é professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli e é um dos coordenadores do Projeto Inspire, que desenvolveu e disponibilizou um ventilador pulmonar emergencial no contexto da pandemia. Em evento voltado aos alunos da Escola, apresentou um panorama sobre os caminhos para aprimorar a inovação na USP

Um dos maiores eventos realizados pelo Grêmio Politécnico, a IV Semana de Inovação (SDI), teve início nesta segunda-feira, 23 de maio, às 11h, com a presença do professor Raúl Gonzalez Lima, Pró-Reitor adjunto de Inovação da USP. Com o objetivo de aproximar a comunidade politécnica do mundo corporativo e da inovação, a SDI promoverá ao longo da semana palestras, workshops e um hackathon no último dia do evento, 28 de maio (sábado).

 

Dando início ao ciclo de palestras, o professor Raúl Gonzalez apresentou o contexto em que a Universidade aplica a inovação na prática e como esses processos vêm se estruturando com cada vez mais força nos últimos anos. Segundo o professor, na USP é utilizado o Modelo do Cinturão, que conecta o polo universitário e acadêmico à sociedade e ao setor privado. Interdependentes, o ciclo se inicia após uma demanda da sociedade ser enviada à universidade, que desenvolve pesquisas e elabora alternativas que a supram – junto com o apoio financeiro de empresas privadas – que finalmente retornam um produto ou aplicação que resolva o ponto introdutório requisitado pela comunidade.

 

Como a maioria das universidades no continente americano, a regra é que o setor privado não pode interferir nas pesquisas universitárias e do outro lado, é preciso proteger a livre pesquisa. Segundo Gonzalez, na USP funcionam os coworkings, os pólos tecnológicos e as incubadoras de startups, além da Agência USP de Inovação (AUSPIN), que juntos promovem o firmamento de empresas no mercado, além da realização de testes, apoio, captação e aplicação de capital de risco em startups e projetos. 

 

Coordenador do Projeto INSPIRE, equipamento de suporte respiratório emergencial que supriu a demanda causada pela pandemia da covid-19 e que foi projetado e desenvolvido por pesquisadores da Escola Politécnica, Raúl apresentou os projetos de inovação que foram essenciais para a criação do respirador de baixo custo. 

 

Por meio do Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (CITI) orientado pelo professor Marcelo Zuffo, também Coordenador do INSPIRE, foram produzidas as placas de mother board utilizadas no aparelho; com as especialidades de Gonzalez na área de Engenharia Biomédica e colaborações multidisciplinares de pesquisadores de veterinária e pneumologia, foi desenvolvido o modelo de ambu de silicone feito pela própria Escola (válvula que representa o pulmão humano, indispensável em casos de asfixia, afogamento, infarto ou outros problemas ligados à respiração de pacientes). 

 

“Ao lado da sociedade, as universidades devem pensar em soluções de interesse e que promovam o bem-estar da comunidade em diversas áreas; quando ela [sociedade] nos encarrega de uma demanda geral, as Ciências Exatas podem ajudar a solucioná-la”, afirma Gonzalez.

 

A Semana de Inovação ainda trará empresas como a Siemens, Itaú Asset e Bahia Asset, Armac, J. P. Morgan, ALSTOM, Big Data e BBM com representantes falando sobre cases de sucesso, tendências da tecnologia, Inteligência Artificial, liderança e inovação. Confira a programação da Semana na íntegra e se inscreva aqui para participar.

 

Ao fim da palestra, os alunos representantes do Grêmio realizaram o sorteio de um brinde eletrônico e de uma bolsa integral no curso de línguas da Poli, o Poliglota. Acompanhe mais detalhes da Semana pelo Instagram, em @sdi.poliusp. 

Print Friendly, PDF & Email