Poli-USP sedia encontro da  Academia Nacional de Engenharia


Escola Politécnica recebeu professores e convidados em palestra sobre prevenção de desastres naturais e lançamento de livro sobre inovação e sustentabilidade na Engenharia

Na última sexta-feira, 26 de agosto de 2022, a Escola Politécnica (Poli) da USP sediou a Solenidade de “Diplomação de Acadêmicos e Residentes em São Paulo”, encontro promovido pela Academia Nacional de Engenharia (ANE) e o lançamento do livro “Inovação, Engenharia e Desenvolvimento Sustentável”, organizado pelos professores da Poli José Roberto Castilho Piqueira e Laurindo Salles Leal Filho. 

 

A cerimônia de abertura contou com a participação do diretor da Poli, professor Reinaldo Giudici; do professor do Departamento de Construção Civil (PCC) da Escola e ex-reitor da USP, Vahan Agopyan; e do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Presidente da ANE, Francis Bogossian. 

 

Bogossian apresentou a palestra “Prevenção X Mitigação de Catástrofes”, elencando as medidas de segurança para prevenir desastres naturais e para o enfrentamento das consequências nas cidades e à população. 

Previous
Next

 

Citando exemplos de acidentes provocados por chuvas intensas e pela suscetibilidade vegetal de encostas e margens dos rios que causaram os deslizamentos de terra em 2022 no estado do Rio de Janeiro – como em Petrópolis em fevereiro, e em Angra dos Reis e Paraty em abril – Bogossian salienta que embora o volume de chuva seja excessivo, o poder público não deve se isentar de um trabalho de prevenção. O professor reforçou a importância de ligações entre governo, setor privado e academia para dar continuidade a políticas habitacionais e uma análise permanente da população que vive em áreas de risco. Segundo ele, é papel do engenheiro acadêmico dar força a essa união, utilizando da pesquisa e dos dados para retribuir à sociedade em forma de projetos e inovação.


Em seguida, como presidente da ANE, Bogossian diplomou com medalha o engenheiro Prof. Dr. Paulo Tadeu de Mello Lourenção, como membro da ANE e “Acadêmico Residente em São Paulo”.

Além da palestra, houve a apresentação do livro “Engenharia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável” (Ateliê Editorial), dos professores Laurindo de Salles Leal Filho, do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo (PMI), e José Roberto Castilho Piqueira, do Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle (PTC). 

 

Laurindo de Salles Leal Filho explicou que o livro é resultado da comemoração dos trinta anos da ANE, que em 2021 promoveu uma série de debates, seminários e palestras que tinham como tema central a engenharia, a inovação e o desenvolvimento sustentável dentro da lógica de oportunidades e desafios que o século XXI carrega. O livro aborda setores da economia brasileira, como a agricultura, a extração petrolífera e a mineração e como podem favorecer o desenvolvimento industrial no País. 

 

O evento seguiu com a declamação e encenação do poema contido no posfácio do livro lançado, intitulado “O País da Eterna Primavera”, de Laurindo de Salles Leal Filho, realizado por um grupo de alunos de Engenharia de Mineração da Poli-USP. O poema é uma fábula sobre planejamento e investimento em projetos inovadores a longo prazo que a Engenharia pode desenvolver. 

Print Friendly, PDF & Email