Fundo Patrimonial Amigos da Poli celebra 10 anos de jornada

Evento reuniu alunos, professores, funcionários e egressos para compartilhar os resultados e os planos para o futuro do projeto que já arrecadou R$ 43 milhões e apoiou 191 projetos

A noite do dia 20 de setembro de 2022 foi de celebração na Escola Politécnica (Poli) da USP, em evento promovido pelo Fundo Patrimonial Amigos da Poli, que completou 10 anos de atividade. O evento iniciou com uma Mostra dos projetos apoiados pelo Fundo. Alunos, professores e pesquisadores apresentaram seus projetos, como grupos de extensão e desenvolvimento de protótipos. Em 2021, 37 projetos receberam apoio da organização. Em seguida, uma cerimônia no Auditório Professor Francisco Romeu Landi contou com a participação de autoridades e foram apresentados os resultados do Fundo.

Confira as fotos do evento.

Participaram do evento o Reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior, a ex-diretora da Poli e atual diretora-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Liedi Bernucci, o diretor da Poli, Reinaldo Giudici, e o vice-diretor, Sílvio Nabeta.

A professora Liedi Bernucci abriu o evento classificando-o como um momento de celebração. “Tive o privilégio de acompanhar essa evolução e história dos Amigos da Poli, que tanto contribuiu e contribui para a Escola Politécnica. É uma lição para todos que unidos fazemos muito mais”. A ex-diretora comentou sobre como a parceria com o Fundo possibilitou diversos projetos. “Gera um orgulho enorme ver os alunos felizes com o apoio, se desenvolvendo e trabalhando em projetos em prol da sociedade, da tecnologia e da inovação, com o apoio do Amigos da Poli”. Por fim, Liedi destacou que a presença do Reitor da USP, professor Carlotti, demonstra a importância e o impacto da iniciativa para ajudar a complementar a educação recebida pelos alunos e alunas da Escola. “Vejo nos jovens – e não tão jovens – que o brilho se mantém ao estar dentro da Poli e acreditar que aqui podemos transformar essa sociedade para um País melhor, com melhor bem-estar, que as pessoas estejam incluídas e que haja diversidade”.

O professor Reinaldo Giudici, diretor da Poli, salientou que é uma honra para a Poli receber o evento e agradeceu a todos os voluntários e doadores, em especial os pioneiros do projeto. “Como Escola só temos a agradecer ao Amigos da Poli, pois nos ajudam a cumprir melhor nossa missão de formar bons engenheiros e bons cidadãos”.

O professor Carlos Gilberto Carlotti Júnior parabenizou pela iniciativa do Amigos da Poli. “É um prazer ser Reitor de uma universidade onde há uma Escola como a Poli. A Poli é um orgulho para a USP, para o Brasil, para a formação de conhecimento e pessoas”. Carlotti contou como a Escola é uma inspiração para outras unidades da USP, e que como diretor em sua unidade, por volta de 2013, se inspirou na iniciativa para criar um endowment semelhante, o que germinou e se tornou o Fundo Patrimonial da USP, lançado em 2020. “Na época, eu já via essa iniciativa de vocês como vitoriosa que mudaria a universidade e a relação dos ex-alunos com a Universidade”.

O Reitor relatou uma reunião com quatro egressos da USP que hoje são grandes CEOs, em que os mesmos destacaram que a experiência fora da sala de aula os moldou e os deu condições para chegarem onde estão, as relações humanas estabelecidas durante a faculdade, o que se faz fora da sala de aula. Por fim, o dirigente parabenizou o Amigos da Poli por possibilitar que os alunos desenvolvam essas atividades extracurriculares, “fazendo projetos, resolvendo questões, interagindo com outros alunos e outras escolas, sonhando e se desenvolvendo pessoal e profissionalmente”.

O diretor-presidente do Amigos da Poli, Tiago Ziruolo, iniciou suas palavras ressaltando a importância de celebrações e encontros como este para o Fundo. “Isso aqui é sentir a realidade do Amigos da Poli, sentir o que a gente faz, ver este organismo vivo que temos e essa comunidade que só tem crescido cada vez mais”. Ele apresentou os números e resultados do fundo patrimonial, e atribuiu o ponto em que o mesmo se encontra à forma como é feita a gestão. “A forma que buscamos ter uma estrutura organizada e robusta”. Ele relatou que a organização possui uma certificação, o selo Doar, por atender diversos requisitos de organização à transparência. Ziruolo abordou a questão da diversidade na equipe, e que houve nos últimos anos uma intenção de fortalecer as lideranças femininas em diversos níveis.

Quanto ao patrimônio, o diretor-presidente apresentou o crescimento do fundo que foi lançado com R$5,4 milhões, até hoje, com o patrimônio de mais de R$43 milhões. “Isso significa um patrimônio permanente para nossa Escola, que vai perdurar pela eternidade e crescer cada vez mais”. Ele citou os endowments americanos, que cresceram pequenos e cresceram até mais devagar, e hoje tem milhões de dólares. “Esse é só o começo da história dos Amigos da Poli. Nos próximos anos, temos que pensar em crescer muito mais, chegar a R$100 milhões, por que não a R$1 bilhão. Esse é o caminho do Amigos da Poli”.

Samuel Ponsoni, engenheiro de produção formado na Poli em 2009, foi o mestre de cerimônias.

Confira a transmissão do evento no canal do Amigos da Poli no YouTube.