Visita_a_Baker

No dia 14 de outubro, a turma da disciplina “Visitas Supervisionadas em Engenharia de Petróleo”, ministrada pela professora Elsa Vásquez Alvarez e pelo professor Ricardo Cabral de Azevedo, do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo, visitou a fábrica de equipamentos de petróleo offshore da Baker Hughes, em Jandira, município que integra a Região Metropolitana de São Paulo.

Durante a visita, os estudantes puderam ver de perto a usinagem de conectores submarinos, os componentes da cabeça de poço, os locais especiais de soldagem e os testes não destrutivos dos mega equipamentos, entre outros componentes utilizados na perfuração de um poço offshore, tanto exploratório quanto produtor de petróleo.

O intuito da visita é trazer um olhar diferente sobre como um futuro Engenheiro de Petróleo pode trabalhar nessa área. Outras visitas deverão acontecer ainda este ano para difundir o curso nas prestadoras de serviços e empresas do setor, além de aumentar a empregabilidade dos alunos.

Os professores responsáveis agradecem à Beatriz, do RH da Baker Hughes, pelas facilidades oferecidas, e também à equipe da empresa, em especial: Carlos, Wilson, Giulia e Rebeca, e aos funcionários da recepção. Os professores também agradecem a todas as pessoas da Poli que viabilizaram essa visita, em especial ao motorista, Carlos R. Bertanha.