
Os trabalhos começaram no primeiro semestre deste ano, na disciplina PNV 3391 – Laboratório de Engenharia Naval I – quando desenharam os seus projetos de maneira digital. Este é um dos primeiros contatos que os alunos de Engenharia Naval têm com os assuntos que irão explorar ao longo do curso, como hidrodinâmica, estrutura naval e propulsores. De acordo com o professor Gustavo Assi, a disciplina é invertida de propósito. “Não temos que olhar esses cascos e achar que eles deveriam ter sido construídos os cascos com teoria de engenharia naval”, ele complementa: “A partir desse momento que eles vão desenvolver a teoria para as dúvidas que eles geraram aqui”.

Divididos em cinco equipes, cada uma com um capitão, alguns alunos se destacaram como líderes para as suas embarcações. Isadora Toledo, capitã da embarcação “Artémis”, a grande vencedora da regata de sábado, disse que o trabalho em equipe é o principal aprendizado que teve na disciplina. “Aprender a respeitar o trabalho um do outro, confiar no trabalho do outro, acho que é a coisa mais importante que eu levo.”

Este ano, a disciplina teve um diferencial, os barcos eram monocascos, ou seja, não podiam ter flutuadores laterais ou estabilizadores. Os barcos ainda tinham que ser construídos totalmente em madeira. Embora isso tenha dificultado o trabalho das equipes, resultou em barcos melhores em relação à competição do ano passado. Como disse o professor Gustavo, esse ano os projetos tinham “cara de barco, de embarcação.”
Foto: [Divulgação/Comunicação Poli-USP]
Para ver a reportagem completa, acesse o vídeo abaixo, postado no canal do youtube da Escola Politécnica.
https://www.youtube.com/watch?v=V9ZUCT54S5o