Poli-USP elege sua segunda diretora, a professora Anna Helena Reali Costa
Eleição para gestão de 2026 a 2029 da Escola Politécnica da USP foi realizada nesta quarta-feira, 29 de outubro, em 2 turnos. Gilberto Francisco Martha de Souza será o vice-diretor
No dia 29 de outubro de 2025, a Escola Politécnica (Poli) da USP realizou a eleição para os cargos de Diretor e Vice-Diretor, em uma gestão que será responsável pela liderança da instituição de 2026 a 2029.
A chapa eleita, “Juntos pela Poli“, é composta pela professora Anna Helena Reali Costa, Diretora, e pelo professor Gilberto Francisco Martha de Souza, Vice-Diretor. Acesse aqui o Programa de Gestão.
Os detalhes do processo eleitoral podem ser acessados no site da Escola, nesta página. Fazem parte do colégio eleitoral todos os membros titulares da Congregação e dos Conselhos dos Departamentos da Unidade.
Conheça a nova Diretoria
Anna Helena Reali Costa
(Diretora)
É professora titular do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) da Escola Politécnica da USP. Com mais de 35 anos de trajetória na academia e na inovação tecnológica, atua em inteligência artificial e em robótica autônoma.
Desde 2017 dirige o Centro de Ciência de Dados (C2D), parceria com Itaú-Unibanco, é pesquisadora do Centro de Inteligência Artificial (C4AI, um CPA da FAPESP-USP-IBM), do Instituto Nacional de Inteligência Artificial (IAIA, um INCT/CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Inteligência Artificial Responsável (TILD-IAR, um INCT/CNPq), além de ser Pesquisadora Principal do OTIC – Centro de Inovação em Tecnologia Offshore (um CPA FAPESP-USP-SHELL).
Orientou 26 mestres e 16 doutores até o momento; publicou mais de 50 artigos em periódicos de circulação internacional e mais de 200 em eventos e capítulos de livros, tendo recebido mais de 3400 citações (índice h=30 no Google Scholar). Publicou pela Morgan Claypool Publishers o livro Transfer Learning for Multiagent Reinforcement Learning Systems.
É bolsista de produtividade em pesquisa (PQ-2/CNPq), É Conferencista Sênior em Robótica da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e editora associada dos periódicos Engineering Applications of Artificial Intelligence e Machine Learning and Knowledge Extraction.
Tem atuado também na governança acadêmica: presidente da CERT (Comissão Especial de Regime de Trabalho da Reitoria, 2023-2025), membro do Conselho Técnico e Científico do Venturus Centro de Inovação Tecnológica (2023-atual), membro do Comitê Gestor da Comissão Especial de Inteligência Artificial (CE-IA) da SBC (2023-atual) e representante da Engenharia de Computação na Comissão de Educação da SBC (2007-2011). É membro do IEEE, da SBC e do AAAI.
Sua atuação em gestão inclui a vice-chefia (2014-2016) e chefia do Departamento de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais (2016-2019), período em que unificou os cursos existentes no PCS em uma única habilitação em Engenharia de Computação, hoje o curso com ingresso mais concorrido da Poli, e ainda promoveu reformas estruturais que modernizaram a infraestrutura e salas de aula, elevando a qualidade do curso. Foi vice-coordenadora (2011-2013) e coordenadora (2013-2016) do maior programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica do Brasil, o PPGEE da Poli.
Participou ativamente de iniciativas estratégicas, como a elaboração da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA) junto ao MCTI (2023-2025), o IFAC Technical Committee on Intelligent Autonomous Vehicles (2007-2016), e o Comitê Técnico de Robótica da Sociedade Brasileira de Automática (SBA).
Com pós-doutorado na Carnegie Mellon University (EUA), doutorado-sanduíche no Institut für Prozessrechentechnik und Robotik (IPR) da Universidade de Karlsruhe (Alemanha), doutorado e mestrado em Engenharia Elétrica (PPGEE/USP e FEI, respectivamente), graduação em Engenharia Elétrica (FEI) e formação em Técnica em Eletrônica (ETI Lauro Gomes, São Bernardo do Campo, SP), destaca-se por sua atuação pioneira na robótica móvel inteligente no Brasil: organizou a 1a. Copa Brasil de Futebol de Robôs na Poli em 1997 e foi coordenadora do time Guaraná, vice-campeão mundial da RoboCup de 1998, em Paris, França.
Ao longo de sua carreira, sempre buscou aliar excelência acadêmica, experiência em grandes parcerias institucionais e compromisso com o avanço da Engenharia, da Computação e da Inteligência Artificial, reunindo assim credenciais para liderar a Escola Politécnica em um projeto de inovação e impacto social.
Gilberto Francisco Martha de Souza
(Vice-Diretor da Poli)
Possui graduação em Engenharia Naval (1985), mestrado em Engenharia Naval e Oceânica (1990) e doutorado em Engenharia Mecânica (1994), obtidos junto à EPUSP. Realizou Pós-Doutorado na University of Maryland, Estados Unidos, entre 1999 e 2000.
É professor da Poli desde 1992, onde tornou-se professor associado em 2001 e professor titular em 2022. Sempre ministrou e coordenou disciplinas de graduação associadas à área de projeto de máquinas, envolvendo atividades de projeto e construção de protótipos de máquinas e dispositivos automatizados para estimular a participação dos estudantes na solução de problemas da engenharia mecatrônica.
É integrante do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM). Foi membro da Comissão de Coordenação do PPGEM (2010-2014) e atualmente faz parte desta Comissão, com mandato até agosto de 2026. É representante do PMR junto à Comissão de Pesquisa e Inovação da EPUSP desde 2005. No biênio 2023-2025 exerceu o cargo de Vice-Chefe do PMR. Foi presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação da Poli de 2016 a 2020 e atualmente é o Presidente desta Comissão; foi vice-presidente dessa Comissão entre 2012 e 2016 e entre 2020 e 2023. Foi coordenador do grupo de trabalho instituído pela Diretoria da EPUSP para elaborar um plano de volta das atividades presenciais na Poli considerando as especificidades da pandemia do covid-19.
É Assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (2020-atual), participando do grupo de trabalho de Ciência Aberta e coordenando o Grupo Gestor do Repositório de Dados Científicos. No âmbito de sua comunidade de pesquisa, foi co-chair do Int. Symp. on Uncertainty Modeling and Analysis (ISUMA) realizado no Brasil em 2018 e membro do comitê técnico deste evento realizado em 2011, 2014 e 2024. É membro do Program Committee do Int. Ocean and Polar Engineering Conference (ISOPE) desde 2013 e chair do Comitê Técnico do Congresso SAE Brasil desde 2011, realizado anualmente e vinculado à Society of Automotive Engineers. É membro do comitê editorial do ASCE-ASME Journal of Risk and Uncertainty in Engineering Systems (Parts A/B) desde 2015, sendo editor associado deste periódico desde 2019. É membro suplente do Comitê Técnico da Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa a Combustão – do Programa Rota 2030 (atual MoverAuto) e membro do Comitê de Engenharia de Projeto da Associação Brasileira de Ciências Mecânicas (ABCM) desde 2021, sendo membro fundador do Comitê.
Atua em pesquisas na área de Projetos de Máquinas, em especial em confiabilidade, análise e gestão de risco, engenharia de manutenção e análise de integridade de equipamentos e estruturas navais e oceânicas. Junto ao PMR implantou o Laboratório de Análise de Confiabilidade e de Risco (RELAB), com recursos de convênios com empresas, e coordena(ou) projetos de pesquisa e inovação realizados para empresas de geração e distribuição de energia elétrica, via Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e também coordena projetos de PDI voltados à indústria de petróleo e gás natural via Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). É pesquisador principal do CPA FAPESP-USP-SHELL OTIC – Offshore Tecnology Innovation Center (desde 2024). Atuou em pesquisas voltadas à manutenção e modernização de ativos do Exército Brasileiro e como reconhecimento a estas atividades foi condecorado com a Medalha do Exército Brasileiro.
É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, em nível 2. É coordenador dos cursos de especialização “MBA em Engenharia e Gestão da Manufatura e Manutenção” e “MBA em Gestão e Engenharia da Qualidade”, oferecidos junto ao Programa de Educação Continuada em Engenharia – PECE/EPUSP.
Sobre a Eleição – A eleição teve um primeiro turno, das 9h às 12h, e um segundo turno, das 14h às 17h, necessário pois não houve maioria absoluta na primeira votação. A Portaria da eleição estabelece que, “caso nenhuma das chapas obtenha maioria absoluta no primeiro turno, proceder-se-á a um segundo turno entre as duas chapas mais votadas, considerando-se eleita a que obtiver maioria simples”.
O resultado do primeiro turno foi: Anna Helena Reali Costa (Diretor) e Gilberto Francisco Martha de Souza (Vice-Diretor) – 109 votos; Raul Gonzalez Lima (Diretor) e Tulio Nogueira Bitencourt (Vice-Diretor) – 97 votos; João Francisco Justo Filho (Diretor) e Laurindo de Salles Leal Filho (Vice-Diretor) -0 30 votos; José Carlos Mierzwa (Diretor) e Ardson dos Santos Vianna Junior (Vice-Diretor) – 12 votos; Votos Nulos – 5; e Votos em branco – 0.
No segundo, iniciado 120 minutos após a proclamação do resultado do primeiro, das 14h às 17h, o resultado que considerava a maioria simples foi: Anna Helena Reali Costa (Diretora) e Gilberto Francisco Martha de Souza (Vice-Diretor) – 137 votos; Raul Gonzalez Lima (Diretor) e Tulio Nogueira Bitencourt (Vice-Diretor) – 121 votos; Votos Nulos – 3; e votos em branco – 0.