FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Imagem: [Acervo Pessoal/Álex Guerlando]

No final de outubro, a turma do 1° ano de Engenharia Naval da Escola Politécnica (Poli) da USP realizou uma visita de campo no Porto de Santos, junto à pesquisadores de pós-graduação. Orientados pela professora  Paula Birocchi e pelo gestor administrativo do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica, Álex Guerlando, os alunos puderam conhecer  as instalações do Porto, tanto terrestres quanto aquaviárias.

A visita

Chegando a Santos pela manhã, o grupo recebeu uma apresentação institucional da equipe do Porto, passando pela área administrativa da instalação. Eles viram de perto uma maquete detalhada do parque portuário, aprendendo sobre a função de cada setor e terminal, além de conhecerem  a integração logística entre as diferentes áreas.

A maquete representa com fidelidade o Porto de Santos, detalhando o seu funcionamento e os diferentes setores do parque. [Imagem: Acervo Pessoal/Álex Guerlando]

Entre outros elementos, os visitantes conseguiram observar o canal de acesso, docas, cais, berços de atracação, cabeços, pátios e armazéns com detalhes. Além de terem a oportunidade de conferir como cada empresa de distribuição se organiza ao longo do canal.

A turma ainda pode fazer uma visita rápida ao museu do Porto de Santos, que abriga uma variedade de itens e memórias. De réplicas de barcos a antigos itens de mergulho, o Museu abriga uma miríade de artefatos que contam o passado e a evolução do Porto e da Engenharia Naval.

O Museu do Porto de Santos possui diversas réplicas de barcos novos e antigos. [Imagem: Acervo Pessoal/Álex Guerlando]

Após a visita ao museu, os alunos foram levados ao canal do Porto. Em um tour pedagógico, eles puderam observar detalhes e elementos vistos anteriormente no Museu e na maquete. Além de sentirem na prática como se dá o deslocamento pelo parque aquaviário.

Após o almoço, os alunos foram recepcionados pelo Grupamento de Patrulha Naval do Sul Sudeste pelo Chefe de Estado-Maior, Capitão de Corveta Felin e pelo Comandante Benites. A recepção seguiu com a visita aos navios do Grupamento de Navios Patrulha, na Capitania dos Portos de São Paulo, pertencentes à Marinha do Brasil.

Ao final do dia, a turma embarcou nos navios Patrulha Maracanã e Guaporé, com o auxílio e acompanhamento de Oficiais das tripulações. A visita se deu em pontos essenciais das embarcações, como o passadiço, a praça de máquinas e o convés.

O Navio-Patrulha Maracanã foi lançado em dezembro de 2022 e realiza missões de patrulha e monitoração da costa brasileira. [Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons]

Oportunidade e futuro

Esta é a segunda vez que os alunos da disciplina “PNV1120: Introdução à Engenharia Naval e Oceânica” têm a chance de visitar o Porto de Santos este ano. A iniciativa promove a integração profissional dos estudantes de Engenharia Naval, um dos pilares do curso, além de promover a motivação e o ímpeto para os alunos persistirem na área.

As visitas de campo são essenciais para a manutenção dos alunos, que se inspiram, aprofundam e conhecem mais a sua área. O Departamento de Engenharia Naval e Oceânica promove as excursões semestrais, permitindo que estudantes conheçam outras perspectivas na profissão.

Os estudantes do primeiro ano de Engenharia Naval têm a oportunidade única de visitar o Porto de Santos. [Imagem: Acervo Pessoal/Álex]