Disciplina ofertada no primeiro semestre do curso de Engenharia promove o pensamento cidadão dos futuros engenheiros formados pela Escola Politécnica da USP.
A disciplina Introdução ao projeto de Engenharia (PNV3100) é ofertada aos alunos do primeiro semestre de Engenharia Mecânica, Naval e de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP. Durante as aulas, problemas são apresentados aos estudantes e, por meio da sua área de atuação, eles devem propor soluções viáveis para as questões apresentadas.
O professor Ignácio Maria Poveda Velasca, docente da Faculdade de Direito da USP e Assessor da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, convidado do evento de finalização do projeto, comenta que ao abordar temáticas de grande interesse público e promover a colaboração para desenvolvimento de uma sociedade inclusiva, os estudantes têm um grande ganho com a disciplina. “Além de despertar a curiosidade científica dos alunos, é também despertar a consciência de que existem pessoas que têm necessidades [especiais], existem pessoas que pelas suas deficiências não conseguem estar plenamente incluídas na sociedade. Os alunos podem, primeiro, tomar consciência disto e, segundo, tendo tomado consciência, procurar soluções”.
Ao final, 31 projetos foram apresentados em um evento de finalização da disciplina, que contou com uma troca de experiências entre os discentes, professores e respectivos clientes.
Para Marcelo Massarani, também docente da disciplina da Poli, o contato com o usuário final é de extrema importância para que os engenheiros entendam integralmente os projetos que estão envolvidos. “Nós apresentamos uma dificuldade de trabalho normal na profissão que eles vão ter. Ter que ir ao cliente para pegar um problema. Muitas vezes eles já tem uma ideia pré-concebida de projeto, mas conversando com alguém externo eles veem que é muito diferente da realidade que estão imaginando. É diferente falar com alguém pessoalmente, se comparado ao WhatsApp, ou até uma videoconferência”, afirmou o professor.
Confira abaixo a reportagem em vídeo:
Ver essa foto no Instagram