Formando Engenheiros e Líderes

Poli-USP recebe simpósio sobre aprendizagem ativa no sábado, 1º de julho

Docentes de diversas instituições participaram, no sábado, dia 1º de julho, do Simpósio “Aprendizagem ativa na Educação de Engenharia”, na Escola Politécnica (Poli) da USP. O evento é resultado de uma parceria entre a Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), o Instituto de Ensino e Pesquisa  (Insper) e a Poli.

A programação contou com a palestra “Resistência dos Estudantes à aprendizagem Ativa: abrir possibilidades para a prática docente”, com a professora Diana Mesquita, Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal. A atividade começou com a interação entre os participantes, em sua maioria docentes das áreas de ciências e engenharia, e a docente abordou os desafios para implementação de metodologias ativas de ensino. “São as estratégias dos professores que fazem a diferença”, relatou, apresentando um estudo sobre o tema. Em seguida, os participantes realizaram uma dinâmica onde pensaram e propuseram, em grupo, estratégias para mitigar a resistência dos estudantes.

O professor da Poli e um dos organizadores do evento, José Aquiles Baesso Grimoni, relata que o evento trouxe as discussões sobre as metodologias ativas de ensino e aprendizagem de engenharia no contexto atual das novas diretrizes curriculares dos cursos de engenharia. “Foi muito importante a presença de professores e pesquisadores da Universidade do Minho, que têm trabalhado esta temática na comunidade europeia e com algumas escolas brasileiras. As oficinas oferecidas também trataram de uma diversidade de temas ligados a metodologias ativas de ensino e aprendizagem de engenharia. O evento fechou com chave de ouro com um debate sobre o uso das novas ferramentas de IA, como o ChatGPT, no ensino e aprendizagem de engenharia”.

Também participaram da organização do evento os professores da Poli, Antonio Seabra e Gustavo Rehder, ambos do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos, e o os professores que integram o Grupo de Trabalho em Aprendizagem Ativa da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), Valquíria Villas Boas (UCS), Dianne Magalhães Viana  (UNB) e Renato Martins das Neves (UFPA).

Para outras informações, acesse o site do Grupo de Trabalho em Aprendizagem Ativa da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE).

Confira as fotos no link.