FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES
Imagens: divulgação/COBEQ

Entre os dias 6 e 10 de outubro, foi realizada a 25ª edição do Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ), o evento de maior importância nacional na área. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ), o congresso ocorreu em Belo Horizonte, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e teve como tema central a importância da engenharia química para o desenvolvimento sustentável: economia circular, mineração urbana e segurança de processos.

O Congresso premiou as melhores sustentações orais de trabalhos em cada eixo temático proposto, tendo sido treze eixos nesta edição. Com mais de mil apresentações, os trabalhos dos estudantes de pós-graduação Giovanna Milena Borges Hipólito e Pedro Callil-Soares, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da Escola Politécnica (Poli) da USP, foram destaques nos eixos de Engenharia de Alimentos e Simulação, Otimização e Controle de Processos, respectivamente.

Giovanna desenvolveu sua pesquisa a partir do tratamento térmico dado a alimentos líquidos. No seu trabalho, orientado pelo professor Jorge Gut, ela analisou como o escoamento secundário no tubo curvo de um aplicador de micro-ondas e a posição e rotação do guia de onda deste aparelho podem favorecer a homogeneidade da temperatura e uma absorção melhor da sua potência.

Giovanna recebeu o destaque pelo melhor trabalho apresentado oralmente na categoria de Engenharia de Alimentos

Já Pedro apresentou na sua pesquisa um modelo mais acessível e rigoroso para o tratamento de águas residuais em áreas urbanas. De acordo com o trabalho, orientado pelos professores Rene Peter Schneider e Galo Le Roux, o uso de tecnologias de osmose reversa em circuito fechado podem melhorar a eficiência de usinas que primariamente se baseiam em tecnologias de osmose reversa para a descontaminação dos resíduos urbanos.

Pedro recebeu o destaque pelo melhor trabalho apresentado oralmente na categoria de Simulação, Otimização e Controle de Processos.

Ambos os estudantes foram premiados no dia 9 pelas suas apresentações, recebendo um troféu e um certificado de Melhor Trabalho Apresentado Oralmente. Os alunos ainda têm a oportunidade de publicarem as suas pesquisas na edição extraordinária da revista Advances in Chemical Engineering for Sustainable Development: Selected Papers from the 25th COBEQ, em que os cinco melhores trabalhos serão publicados gratuitamente, enquanto os demais participantes do congresso podem usufruir de um desconto de até 65% na taxa de publicação.