28/01/2020 – Chega a época de verão e logo a preocupação com tempestades e rede elétrica se intensifica. Esse sentimento não se restringe a apenas equipamentos elétricos, mas também à vida humana. De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), entre 2008 e 2018 quase 3 mil pessoas morreram pelas ruas do País, uma média de duas por dia. Essas mortes envolvem acidentes com fios elétricos, sem contar os acidentes de trabalho com funcionários de distribuidoras.

Muitos desses acidentes ocorrem devido à falta de conhecimento sobre como diferenciar os fios que vemos diariamente nos postes espalhados pelas ruas. De acordo com o professor José Aquiles Baesso Grimoni, do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas, da Escola Politécnica (Poli) da USP, a diferença entre os fios é basicamente a altura, “os cabos de alta tensão ficam em uma posição mais alta, enquanto os fios de telefonia e internet ficam mais abaixo”.

Leia mais no link https://jornal.usp.br/atualidades/verao-traz-chuvas-e-preocupacao-com-rede-eletrica/

Imagem de FelixMittermeier por Pixabay