02/06/2020 –  O professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli-USP, Ronaldo de Breyne Salvagni, publicou artigo no Jornal da USP sobre a necessidade do desenvolvimento de uma “engenharia médica” voltada para criação de equipamentos hospitalares acessíveis para todos os estratos sociais. Ele fala sobre a Escola Politécnica neste desenvolvimento:

“Universidades e centros de pesquisa do mundo todo, inclusive do Brasil, como a USP, pesquisaram e criaram ventiladores e respiradores de baixo custo e rápida fabricação, com a mesma eficiência e a um décimo do preço daqueles já existentes no mercado. Ainda, há pouco tempo, um grupo de pesquisadores da Poli/USP também projetou e construiu um dispositivo para diagnóstico por imagem que permite a visualização do interior do corpo humano, usando princípios de impedância elétrica. A teoria e os algoritmos envolvidos são altamente sofisticados, o resultado tem alta precisão, mas o dispositivo em si é simples e barato, muito mais que os aparelhos de diagnóstico por imagem atualmente no mercado, baseados em outros princípios”.

Leia a matéria completa, no link: https://jornal.usp.br/artigos/o-mercado-da-saude-precisamos-de-uma-engenharia-medica/