Webinar 28/09 : O processo de Revisão de Literatura em Engenharia

Fonte: https://www.aguia.usp.br/noticias/62790/

Recomendações para uma revisão de literatura ampla e completa de literatura científica em Engenharia.

De acordo com o Writing Center da UNCCH, uma revisão da literatura pode ser apenas um simples resumo das fontes, mas geralmente tem um padrão organizacional e combina resumo e síntese. Um resumo é uma recapitulação das informações importantes da fonte, mas uma síntese é uma reorganização dessas informações. Pode dar uma nova interpretação a publicações antigas ou combinar novas com antigas interpretações. Pode ainda rastrear a progressão intelectual do campo de conhecimento, incluindo debates importantes. E, dependendo da situação, a revisão da literatura pode avaliar as fontes e orientar o leitor sobre as mais pertinentes ou relevantes.

Webinar o processo de Revisão de Literatura em Engenharia
Data: 28 de setembro de 2021
Horário: 10h – 12h
Inscrições: https://doity.com.br/pros-revi-lit-enge28set2021

Participe conosco desta reunião online gratuita e aberta. Registre-se para participar. Na véspera do evento, enviaremos por e-mail um lembrete, o link e senha para o Webinar. O Certificado será fornecido àqueles que tiverem se inscrito e efetivamente participado.

Mas qual é a diferença entre uma pesquisa acadêmica e uma revisão da literatura?

O foco principal de um artigo de pesquisa acadêmica é desenvolver um novo argumento, e é provável que um artigo de pesquisa contenha uma revisão da literatura como uma de suas partes. Em um artigo de pesquisa, você usa a literatura como base e como suporte para um novo insight com o qual você contribui. O foco de uma revisão de literatura, entretanto, é resumir e sintetizar os argumentos e ideias de outros sem adicionar novas contribuições, fazendo uma síntese de publicações geradas a partir de publicações científicas, dentro de uma área ou campo de estudos.

Por que escrevemos revisões de literatura?

As revisões da literatura fornecem um guia útil para um tópico específico. Se você tem tempo limitado para conduzir pesquisas, as revisões da literatura podem lhe dar uma visão geral ou servir de trampolim. Para os profissionais, são relatórios úteis que os mantêm atualizados com o que se passa na atualidade. Para os estudiosos, a profundidade e a amplitude da revisão da literatura enfatizam a credibilidade do escritor em seu campo. As revisões da literatura também fornecem uma base sólida para a investigação de um artigo de pesquisa. O conhecimento abrangente da literatura da área é essencial para a maioria dos trabalhos de pesquisa.

Segundo o Guia de Pesquisa da CWRU, há duas maneiras principais de organizar e estruturar uma revisão da literatura: cronológica e tematicamente. Uma revisão cronológica da literatura apresenta as fontes na ordem de sua publicação. A revisão da literatura temática agrupa fontes com base em temas, conceitos teóricos e tópicos que o autor considera importantes para suas pesquisas.

Uma revisão da literatura deve incluir:

uma visão geral do assunto, problema ou teoria em consideração

agrupar fontes em categorias e conceitos (em apoio ou contra uma posição particular)

apresentar conexões entre as fontes

tirar conclusões sobre os trabalhos que mais contribuem para a compreensão e o desenvolvimento do seu assunto

Organização: Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) em parceria com a Elsevier