Formando Engenheiros e Líderes

Estudantes da Poli-USP compartilham experiência prática de desenvolvimento de carrinhos autoguiados

Por Arthur Souza

Na última sexta-feira (8), os estudantes da disciplina de Microcontroladores I da Escola Politécnica (Poli) da USP realizaram uma competição de carrinhos, supervisionada pelos docentes Bruno Sanches, Yu Tzu e Victor Takashi, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos, da Poli-USP. Esta atividade integra o Percurso Competências, iniciativa realizada na Engenharia Elétrica que originou o novo curso de Engenharia Eletrônica, que terá os primeiros ingressantes em 2027.

A atividade integra o trabalho final da matéria, e demanda que os alunos montem e programem um carrinho para desempenharem provas de tempo e distância. No primeiro teste, o protótipo deveria circular por um trajeto da forma mais rápida possível, através de sensores infravermelhos que identificam a pista e o auxiliam na condução. A prova seguinte impôs uma distância limite sobre a qual os veículos deveriam parar, com auxílio de sensores ultrassônicos, e vencia aquele que mais se aproximasse da linha, sem ultrapassá-la. 

A disciplina é uma das raras oportunidades de aplicação prática oferecidas pela Poli ainda no primeiro ano e busca introduzir os ingressantes às noções básicas da Engenharia Eletrônica, a fim de prepará-los para a sequência da graduação. Esse e outros projetos serão desenvolvidos pelos futuros alunos do curso de Engenharia Eletrônica, carreira que será integrada aos exames vestibulares a partir de 2027. 

O novo curso é centrado em capacitação e inovação nos setores de inteligência artificial, comunicação, processamento de sinais e em tecnologias de semicondutores e sistemas embarcados. O curso oferecerá também os chamados Projetos Integrativos Extensionistas, que buscam aproximar a experiência acadêmica dos problemas reais enfrentados diariamente pela indústria e sociedade, em áreas como meio-ambiente, urbanismo e transição energética. 

Confira aqui a reportagem em vídeo.