Formando Engenheiros e Líderes

IA no serviço público: Funcionários da Poli-USP participam de capacitação em ferramentas de inteligência artificial

Nos dias 2 e 3 fevereiro, servidores técnico-administrativos da Escola Politécnica (Poli) da USP participaram de um curso sobre ferramentas de Inteligência Artificial oferecido pelo Centro de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina (CIAAM). O curso foi concebido a partir de discussões conduzidas a partir de agosto de 2025 entre a então diretoria da Poli, os professores Reinaldo Giudici e Silvio Nabeta, e a coordenação do CIAAM. Fabio Cozman, professor da Poli e coordenador do Centro, conta que foram investigadas necessidades de servidores e recursos hoje já disponíveis na Universidade de São Paulo. 

O curso foi então montado por Jairo Carlos Filho, do CIAAM, em parceria com a professora Anarosa Brandão da Poli, e Felipe Neves, que lidera atividades de IA e educação na Google, significativa fornecedora de soluções de IA na USP. “Temos visto muito interesse em ferramentas com Inteligência Artificial por parte de servidores técnico-administrativos, que desejam construir auxiliares automatizados para tarefas do dia a dia. Esse curso oferece subsídios iniciais para tanto, permitindo que ideias sejam testadas para futura implantação.”

Esta capacitação buscou oferecer aos funcionários conhecimento sobre Inteligência Artificial generativa para otimizar fluxos de trabalho, automatizar processos burocráticos e qualificar o atendimento às demandas da comunidade acadêmica.

As sessões do curso foram realizadas em duas manhãs. A primeira focada em informações gerais sobre IA e ferramentas, e a segunda focada na construção de assistentes para suporte a tarefas administrativas. Além de servidores da Poli, também participaram da reitoria e do IME, e todos demonstraram muito interesse nas ferramentas e no processo de treinamento.

Mariana Caires Nunes, chefe do Serviço de Relações Internacionais da Poli e formada em administração, recomenda o curso e relata que “trouxe muitas ideias de como usar, de forma assertiva, a IA para agilizar nossas atividades administrativas. O ministrante, Felipe, foi muito didático e mostrou exemplos do nosso dia a dia. Saindo do curso já utilizei ferramentas em algumas atividades e fiquei bem contente com o resultado”. 

A chefe da Divisão Financeira da Poli, Vanessa David de Aguiar, destaca que o curso era esperado para ajudar nas rotinas da área e desenvolver mecanismos para ajudar os usuários. “O curso ensinou sobre várias inteligências do Google, com destaque para a elaboração de assistentes de IA. Estou fazendo alguns pilotos para ajudar na elaboração e análise de demanda de compras para uso dos solicitantes para simplificar a atividade. Além disso, já faço uso de outros modelos com o gemini e notebook LM, muito úteis nas atividades da divisão financeira”.