
A nanotecnologia e a computação quântica ganharam destaque por seus potenciais de impacto socioeconômico por meio de áreas como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Saúde, campos de alta relevância no atual cenário tecnológico. O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) “Nanotecnologia aplicada em sensores, dispositivos semicondutores e tecnologias quânticas (NanoQuantSS)” propõe aproveitar este cenário e desenvolver pesquisas e avanços nos setores de alta tecnologia nacional.
Aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em junho de 2025, o INCT NanoQuantSS foi proposto por João Antonio Martino, professor da Escola Politécnica (Poli) da USP e é composto por 80 doutores, 15 universidades/centros de pesquisa e 5 empresas. A iniciativa tem o objetivo geral de impulsionar a área acadêmica (a partir da formação de pós-graduandos e divulgação científica), promover competitividade e independência tecnológica para contribuir com uma sociedade mais sustentável e avançada, com mais qualidade de vida.
O INCT-NanoQuantSS terá cinco áreas de atuação: fabricação de dispositivos semicondutores nanotecnológicos para circuitos inovadores aplicaveis em computadores, celulares e comunicação móvel 5/6G; sensores nanotecnológicos para aplicação na área da medicina; tecnologias e dispositivos de comunicação e criptografia quântica, com a fabricação de Qubits e circuitos e sistemas de controle dos QuBits, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento da Computação Quântica no Brasil e divulgação científica em linguagem acessível.
O INCT busca como resultado contribuir com o Brasil em inovação tecnológica para computadores e celulares mais rápidos, veículos elétricos para redução de emissões de carbono e avanços na computação quântica, contribuindo com o bem estar socioeconômico do País.
Confira o comitê gestor do projeto e as instituições envolvidas:
Coordenador
(Proponente): João Antonio Martino – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Vice-Coordenador
Marcelo Antonio Pavanello – Centro Universitário FEI
Membros do Comitê Gestor
Paula Ghedini Der Agopian – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Jose Alexandre Diniz – Universidade Estadual de Campinas
Eric Ericson Fabris – Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (CEITEC)
Universidades e Centros de Pesquisa Envolvidos
Universidade de São Paulo – SP
Universidade Estadual de Campinas – SP
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – SP
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – RS
Universidade Federal de Santa Maria – RS
Universidade Federal de Pelotas – RS
Centro Universitário FEI – SP
Universidade Federal Rural do Semi-Árido – RN
Universidade Federal de Campina Grande – PB
Universidade Federal Rural de Pernambuco – PE
Universidade Federal de Itajubá – MG
Universidade Federal de Minas Gerais – MG
Faculdade de Tecnologia de São Paulo – SP
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – SP
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer – SP
Empresas Envolvidas
Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (CEITEC) – RS
Chipus Microeletrônica – SC
HT Micron Semicondutores – RS
Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico – SP
Instituto de Pesquisas Eldorado – Campinas – SP