Formando Engenheiros e Líderes

Nota da Diretoria da Escola Politécnica da USP - Sobre processo de reintegração de posse do prédio da Reitoria | 10/05/2026

A Diretoria da Escola Politécnica (Poli) da USP manifesta seu profundo repúdio a todas as formas de violência. Assim como nos posicionamos contrariamente à invasão e a depredação do patrimônio público em 7 de maio, a Poli lamenta os acontecimentos ocorridos durante o processo de reintegração, no dia 10 de maio, sem prévia comunicação à Universidade de São Paulo.

Em consonância com o posicionamento da Reitoria da USP (https://jornal.usp.br/comunicados/nota-sobre-processo-de-reintegracao-de-posse-do-predio-da-reitoria/), a Poli reafirma que a Universidade deve ser um espaço de convivência ética e profissional, onde o diálogo e o respeito mútuo são os únicos instrumentos legítimos para a resolução de conflitos.

É imperativo que a normalidade institucional seja restabelecida, garantindo a segurança de toda a comunidade acadêmica, a preservação do patrimônio público e a observância dos princípios democráticos e da autonomia que sustentam nossa Instituição.

Reiteramos a urgência de uma retomada serena do diálogo, pautado pela responsabilidade institucional e pela busca de soluções coletivas e sustentáveis.