No dia 5 de novembro, às 10h, a Escola Politécnica da USP receberá os astronautas Reinhold Ewald e Koichi Wakata.
O local da palestra, que será em inglês e sem tradução simultânea, será o Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa do politécnico, nº 380 – Butantã, São Paulo – SP.
A atividade é parte do Community Day (5 de novembro), e integra o 36º Encontro Internacional de Astronautas realizado no Brasil entre 3 e 7 de novembro de 2025.
Confira o currículo dos palestrantes:
Prof. Reinhold Ewald
O Prof. Reinhold Ewald é astronauta, físico e professor universitário alemão, amplamente reconhecido por sua contribuição à pesquisa espacial europeia. Nascido em Mönchengladbach, Alemanha, em 18 de dezembro de 1956, formou-se em Física e obteve doutorado em Astrofísica Experimental pela Universidade de Colônia.
Em 1990, foi selecionado como astronauta pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e, em 1997, participou da missão Mir ’97, passando 20 dias na Estação Espacial Mir. Durante o voo, conduziu experimentos nas áreas de biologia, medicina espacial e ciência dos materiais, contribuindo para o avanço da cooperação científica internacional no espaço.
Após sua missão, o Prof. Ewald continuou atuando na Agência Espacial Europeia (ESA) em funções de planejamento e apoio a missões tripuladas. Atualmente, é Professor de Astronáutica e Física Espacial na Universidade de Stuttgart, dedicando-se à pesquisa, ao ensino e à promoção da educação científica.
Eng. Koichi Wakata
O Eng. Koichi Wakata é astronauta e engenheiro aeroespacial japonês, reconhecido por sua notável carreira na exploração espacial internacional. Nascido em 1º de agosto de 1963, em Ōmiya (atual Saitama), Japão, formou-se em Engenharia Aeroespacial pela Universidade de Kyushu, onde também obteve o mestrado e o doutorado na mesma área.
Selecionado em 1992 pela Agência Espacial Japonesa (NASDA, atual JAXA), Wakata tornou-se o primeiro astronauta japonês a servir em múltiplas missões espaciais e o primeiro comandante japonês da Estação Espacial Internacional (ISS).
Participou de cinco missões espaciais — a bordo dos ônibus espaciais Discovery, Endeavour e Atlantis, bem como em duas expedições de longa duração na ISS. Suas atividades incluíram experimentos científicos, manutenção da estação e operações robóticas avançadas.
Atualmente, o Eng. Wakata atua como astronauta sênior da JAXA, envolvido em programas de cooperação internacional e no treinamento de novas gerações de astronautas.