Prêmio Capes Tese 2025 contempla dois trabalhos de doutorado da Poli-USP


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, no dia 29 de agosto, o resultado da premiação Capes Tese 2025 e, dentre as teses defendidas, dois trabalhos da Poli receberam menção honrosa. A iniciativa tem como objetivo evidenciar as ações científicas e inovadores, sendo o critério de avaliação a originalidade e a relevância das pesquisas.
Na área das “Engenharias”, Carlos Augusto Prete Junior foi agraciado pelo estudo de “Identificação de sistemas dinâmicos não lineares estocásticos para modelagem de epidemias”. O trabalho é baseado no algoritmo de aprendizagem de sistemas não-lineares que analisam mecanismos de propagação de doenças infecciosas, como SARS-CoV-2, a taxa de ataques e a severidade da doença de acordo com o nível de anticorpos, bem como a taxa de reinfecção.“Fico muito feliz com esse reconhecimento. Ele contribui para destacar o papel essencial da interdisciplinaridade no avanço da ciência”, afirmou Carlos, que introduziu um modelo para estimar o intervalo serial de geração e incubação da doença ao final do estudo.
Jhonatan Jair Arismendi Florez recebeu menção honrosa na área de inovação pela “Construção de plugues sintéticos para aplicação na indústria de petróleo”. O Doutor em Engenharia Mineral percebeu uma problemática na sua área, a baixa disponibilidade de rochas petrolíferas para realização de estudos em ambiente laboratorial, devido aos direitos de uso reservados, principalmente, à União e a dificuldade de extração desses minérios. Para sanar esses problemas, sua ideia consistia na construção de amostras artificiais com propriedades semelhantes às rochas encontradas nos reservatórios petrolíferos.
“Mais do que um prêmio, considero este reconhecimento um incentivo para continuar buscando excelência e inovação, e para seguir colaborando no desenvolvimento de soluções que tenham impacto real para a sociedade e para o futuro da energia”, comentou Jonathan sobre a importância desse prêmio para a área petrolífera.