Apesar da pandemia, o centro de pesquisas da Poli continuou com os seus trabalhos na comunidade, de forma remota, devido ao levantamento que estão coordenando para o Banco Mundial no Brasil, sobre o impacto da situação de pandemia na mineração de pequena escala e artesanal. Foi dessa forma que chegou ao conhecimento dos pesquisadores do núcleo a demanda de assistência médica e as dificuldades pelas quais a comunidade estava passando.
Assim, o NAP. Mineração prestou apoio à comunidade local com a compra direta de um conjunto considerável de kits de medicamentos. Foram exatamente 100 kits entregues a essa comunidade contendo vários medicamentos, conforme orientação do médico que atendia o local, o que possibilitou a todos retornarem às suas atividades normais.
Como forma de agradecimento por essa atitude que fez toda a diferença para a comunidade foi registrada a sua gratidão por meio de uma carta que pode ser lida aqui.