O Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 4 de novembro o curso gratuito Marguerite Duras ou A música do fim do mundo. Ministrado pelo professor e escritor, Maurício Ayer, é dividido em quatro encontros presenciais, sempre às segundas-feiras, das 9 às 12 horas. Com 75 vagas, as inscrições online no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link até 25 de outubro. 

O curso tem o objetivo de ler, assistir, analisar e comentar obras cruciais de Marguerite Duras. A partir de uma discussão sobre o tema da música e a noção poético-política de “fim do mundo”, haverá a proposição de ideias sobre a atualidade de sua obra.

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

 

Programação

 

4 de novembro

O “fim do mundo” e a atualidade de O Vice-cônsul e “India Song”;

 

11 de novembro

A música no percurso criativo de Marguerite Duras;

 

18 de novembro

O cinema das vozes, a música do visível;

 

25 de novembro

“India Song”, uma tragédia total contemporânea (com projeção do filme India Song de 1975 e uma roda de conversa após o filme.)

 

O ministrante

Maurício Ayer é escritor, tradutor e professor de literatura. Seu livro mais recente é A Música do Fim do Mundo: orquestrações de literatura, teatro e música em Marguerite Duras (Alameda, 2024). Graduado em música/composição, tem doutorado e pós-doutorado em letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, onde lecionou literatura francesa entre 2018 e 2021 como professor substituto. Há mais de 20 anos é leitor de Marguerite Duras, tendo organizado importantes eventos sobre a autora, como a mostra de cinema Marguerite Duras: escrever imagens (Rio de Janeiro, 2009), a mais completa já realizada no Brasil, o Colóquio Internacional Centenário de Marguerite Duras (São Paulo, 2014) e a Jornada de Cinema e Literatura: Hiroshima mon amour 60 anos (São Paulo, 2019), entre muitos outros. É membro da Sociedade Internacional Marguerite Duras e coorganizou o livro Olhares sobre Marguerite Duras (Publisher, 2014). Também investiga outras literaturas, em especial “os lugares da cachaça na literatura brasileira”, tendo coorganizado o livro Cachaça, história e literatura (Alameda, 2024).

 

Onde  |  Centro MariAntonia da USP

Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.

Quando | De 4 a 25 de novembro de 2024, segundas-feiras das 9 às 12 horas

Quanto | Gratuito

Vagas | 75 vagas presenciais com certificado  

Inscrições | pelo sistema Apolo https://e.usp.br/rak (caso o número de participantes ultrapasse o número de vagas haverá sorteio)