FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Especialistas e jovens premiados debatem soluções para os desafios do Brasil
Entrada é gratuita — inscreva-se pelo Sympla

A Academia Nacional de Engenharia (ANE Brasil) realizará nos dias 23 e 24 de setembro de 2025 o seminário “Desafios e Tendências da Engenharia Rumo ao Desenvolvimento Sustentável”, no auditório do Instituto de Engenharia, em São Paulo. Com entrada gratuita, o evento reunirá especialistas renomados, estudantes premiados e representantes da sociedade civil para debater os rumos da engenharia frente aos desafios contemporâneos. Os ingressos já estão disponíveis pela plataforma Sympla e podem ser adquiridos aqui.

A programação inclui painéis temáticos sobre Energia, Agricultura de Precisão, Desenvolvimento Sustentável, Água e Saneamento, Saúde e Engenharia da Complexidade. Entre os nomes confirmados estão Altino Ventura, Álvaro Prata, Benedito Braga, Edson Watanabe, Flavio Miguez, Jerson Kelman, José Luiz Alquéres, José Roberto Castilho Piqueira, Laurindo Leal, Liédi Bernucci, Luiz Bevilacqua, Marcelo Prim, Marly Monteiro de Carvalho, e Vahan Agopyan. 

No dia 23, o painel “A Engenharia e a Sociedade” destacará iniciativas como o Circuito STEAM para crianças, o Cluster Industrial da UFG e o projeto AeroDesign, voltado à permanência estudantil. O encerramento do primeiro dia contará com um Think Tank sobre temas estratégicos como a integração do Rio São Francisco, o carro voador da Embraer, miniusinas nucleares, aplicações de inteligência artificial nas engenharias e desafios da Engenharia Mineral no século XXI. 

Durante o seminário, serão apresentados os projetos vencedores dos Desafios ANE 2025, iniciativa que mobilizou estudantes de mais de 15 universidades brasileiras. O seminário é promovido pela ANE em parceria com o Instituto de Engenharia, com apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e da FDTE (Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia). 

Conheça os vencedores dos Desafios ANE 2025

Sete projetos inovadores foram premiados nos Desafios Temáticos de Engenharia 2025, iniciativa que mobilizou estudantes de diversas universidades brasileiras em torno de soluções para problemas reais nas áreas de Agricultura, Água e Saneamento, Cidades Inteligentes, Desenvolvimento Sustentável, Energia, Engenharia da Complexidade e Saúde.

 

Desafio Agricultura

Projeto vencedor: AgroT

Autora: Maria Antonia Corrêa Picanço Del Nero Gomes 

Instituição: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

 

Desafio Água e Saneamento

Projeto vencedor: Esponjas Urbanas

Autores: Luanny Gabrielly Matos de Jesus, David Fernando Medeiros da Silva e Ana Paula Damasceno Araújo

Instituição: Universidade da Amazônia (Unama)

 

Desafio Cidades Inteligentes

Projeto vencedor: Sistema de “onda verde” inteligente para ônibus

Autor: Jobel Portilho Dato Junior 

Instituição: Universidade de São Paulo (USP)

 

Desafio Desenvolvimento Sustentável

Projeto vencedor: Viabilidade de bombas de calor para aquecimento de água residencial no Brasil: uma análise estratégica para a transição energética

Autores: Maria Eduarda Nascimento Andrade e Rebeca Luísa Graff

Instituição: Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

 

Desafio Energia

Projeto vencedor: Hidrogênio Verde como substituto para GMG em pelotões especiais de fronteira

Autor: Ruan de Souza Montenegro, Arthur Trentin Bogovicz e Mateus Bordelo Vieira da Silva

Instituição: Instituto Militar de Engenharia (IME)

 

Desafio Engenharia da Complexidade

Projeto vencedor: Aplicação da Entropia de Shannon no escoamento de fluidos

Autores: Emily Carvalho Bispo, Anny Gabrielly Araujo Fernandes, Deudson Gonçalves Ribeiro Jr., Fabio Wallace Costa Albuquerque, Henrique Ferreira Gonçalves, Jackeline Sanches Campos, Valerio Belem Lima, Nicolas Alves Santos, Maria Daniela Ramos da Silva e Rosa Beatriz Batista da Silva 

Instituição: Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

 

Desafio Saúde

Projeto vencedor: SUSsurro

Autores: Fernanda dos Santos Sales, Geismar Lima Couto e Andrielle Nascimento Brito

Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA)

 

Seminário

Desafios e Tendências da Engenharia Rumo ao Desenvolvimento Sustentável

Data: 23 e 24 de setembro

Local: Instituto de Engenharia – Avenida Doutor Dante Pazzanese, 120 Vila Mariana – São Paulo, SP

Ingressos – Sympla