FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou, no dia 4 de novembro de 2021, o primeiro leilão da conexão 5G, a nova geração de internet móvel, do qual participaram, ao todo, 15 empresas. As empresas vencedoras ficarão responsáveis pela compra e instalação de equipamentos e torres de transmissão para o sinal da nova rede de internet e terão o direito de explorar o serviço por 20 anos.

De acordo com o professor Marcelo Zuffo, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica (Poli) da USP, a cada dez anos, aproximadamente, novas gerações de telefones móveis surgem, e, toda vez que isso ocorre, a expectativa é sempre que haja melhorias de desempenho nas funcionalidades de voz e vídeo dos smartphones. Com o 5G deve haver uma mudança, pois esse serviço irá trazer uma grande novidade, que é a possibilidade de conectar todas as coisas.

“Trata-se de uma revolução tecnológica que recebeu o nome de Internet das Coisas, ou Internet of Things. Um exemplo muito claro que temos disso atualmente é o relógio inteligente da Apple”, afirma o professor. “Com o 5G em uso, pequenos dispositivos vão ser instalados em tudo quanto é tipo de coisa: botões, bengalas, coleiras de pets. Dessa forma, seria possível rastrear um idoso que se perdeu na rua, por exemplo”, completa.

Leia a matéria na íntegra.

Print Friendly, PDF & Email