
[Foto: Marcos Santos/USP Imagens]
Data: 03/04/2026
Link: https://youtu.be/WxB0WMBN2nA?si=MIhnnbS2Vc2LiSRI
Docente citado: Mateus Humberto, professor do Departamento de Engenharia de Transportes (PTR) da Escola Politécnica (Poli) da USP
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que sejam dados 10 mil passos diários para manter o controle de peso e a saúde geral. No entanto, a média brasileira não ultrapassa os 4 mil passos e 8 dos 10 países que mais caminham são da Europa. No Podcast publicado pela DW Brasil, o professor da Escola Politécnica da USP, Mateus Humberto, elucidou algumas questões acerca desses números.
Entre os pontos abordados, Mateus explicou sobre a importância do fator de caminhabilidade para efeito comparativo, os espaços possuem diferentes infraestruturas, temperaturas, questões de acessibilidade e segurança. Com melhores condições, mesmo que parcialmente, a Europa possui uma susceptibilidade maior para realização de trajetos a pé.
O professor ainda abordou problemas específicos do nosso país e algumas soluções que vêm sendo debatidas no mundo acadêmico e governamental.
Para ouvir o episódio completo, acesse: