
[Imagem: Marcos Santos/USP Imagens]
Docente mencionado: José Roberto Castilho Piqueira é Professor Titular e já ocupou os cargos de Diretor e Vice-Diretor da Escola Politécnica (Poli) da USP. Suas especialidades são as áreas de Engenharia Elétrica e Biomédica. É membro do Conselho Superior do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e membro efetivo da Academia Nacional de Engenharia.
Resumo: Em artigo para o Jornal da USP, o docente aborda a ideia de caos e universalidade dos fenômenos de turbulência explorada por Mitchell Jay Feigenbaum.
“Em 1983, Feigenbaum publicou na revista Physica D o artigo Universal Behavior in Non-linear Systems, retomando o modelo logístico e atribuindo a um dos coeficientes da equação a função de parâmetro de controle que, ao variar, implica ampla gama de comportamentos possíveis.
Esses comportamentos aparecem como sucessivas duplicações de período à medida que o parâmetro de controle aumenta, em um dado intervalo. Essas duplicações de período (2; 4; 8; 16; ….) que coexistem no comportamento dinâmico do sistema levam ao caos, isto é, comportamento semelhante ao aleatório em uma equação determinística.
A conjectura do artigo de Feigenbaum é que os comportamentos caóticos e/ou turbulentos podem, de maneira geral, ser modelados por cascatas de duplicação de período análogas às observadas na equação logística.
A conjectura não foi provada e há quem a critique ferozmente. Mas a curiosidade e ousadia sobre essa possível universalidade podem levar a pesquisas interessantes nas diversas aplicações da teoria dos sistemas dinâmicos”.