Formando Engenheiros e Líderes

[Imagem: Reprodução/ Petrobrás]

Data: 25/03/2026

Link:https://jornal.usp.br/atualidades/infraestrutura-digital-na-america-latina-e-suas-implicacoes-na-soberania-nacional-e-no-meio-ambiente/ 

Docente citado: Marcelo Knörich Zuffo, professor do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP

A sociedade atual é dependente, em diversos níveis, de recursos tecnológicos. A importância desses, entretanto, requerem cuidados especiais ao dano de soberania nacional dos países receptores. Marcelo Knörich Zuffo, professor da Escola Politécnica (Poli) da USP, explica que é fundamental “balancear o impacto positivo na economia da sociedade em relação aos eventuais prejuízos que essa tecnologia pode ter”.

Na matéria, Zuffo ainda comentou sobre o histórico de estabelecimento de  Data Centers, o crescimento de complexidade dos sistemas de informação, eventos que discutem políticas públicas para consolidar a soberania do Estado sob os dados e assegurar o equilíbrio com o meio ambiente.

Leia o texto na íntegra para ver as palavras do especialista sobre o assunto.