Formando Engenheiros e Líderes

[Foto: Letícia Menezes/Comunicação Poli USP]

Data: 06/02/2026

Link:https://jornal.usp.br/radio-usp/novo-centro-de-ciencia-focado-na-descarbonizacao-rodoviaria-busca-aprimorar-as-condicoes-das-vias/ 

Docente citado:Kamilla Vasconcelos Savasini, professora do Departamento de Engenharia de Transportes (PTR) da Escola Politécnica (Poli) da USP

O Centro de Ciência para Rodovias Avançadas e Descarbonizadas (CCD Road) foi inaugurado pela USP e tem como objetivo acelerar a descarbonização do setor, a partir da reciclagem de pavimentos. A coordenadora e professora da Escola Politécnica da USP, Kamila Vasconcelos, explica que o diferencial da iniciativa é a integração entre as universidades, a indústria e o governo, chamado de modelo de hélice tríplice. 

Kamila afirma que a reciclagem já ocorre: “A gente consegue ver nos últimos anos uma mudança de muitas dessas tecnologias, olhando um pouco para a questão, ou para as questões relacionadas à reciclagem desses pavimentos, as próprias usinas que produzem as misturas asfálticas vêm se adaptando para conseguir fazer esse tipo de serviço que não acontecia no passado. A gente tem dentro do centro também um apoio muito importante das concessões de rodovias, essas concessões vêm puxando as tecnologias e o Estado de São Paulo é muito emblemático, porque tem um número muito grande dessas concessões e a gente consegue ver pelos números que esse aumento da reciclagem é uma realidade hoje em dia”.

As iniciativas são divididas em seis grupos de trabalho que visam aprimorar o reaproveitamento do asfalto.