FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

[Imagem:Reprodução/ Léo Ramos Chaves / Revista Pesquisa FAPESP]

Link: https://revistapesquisa.fapesp.br/uma-nova-tecnica-para-reciclar-baterias-de-ions-litio/

Resumo: Uma unidade-piloto de reciclagem de baterias de íons-lítio pioneira no País que utiliza uma técnica conhecida como hidrometalurgia flexível está prevista para entrar em operação ainda este ano. A tecnologia foi desenvolvida por pesquisadores do Laboratório de Reciclagem, Tratamento de Resíduos e Extração (Larex) do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica (Poli) da USP em parceria com a Tupy, multinacional de origem brasileira de componentes estruturais em ferro fundido.

A hidrometalurgia é um processo de separação de metais em meio aquoso, geralmente com o emprego de soluções químicas, realizado em baixa temperatura. Trata-se de uma alternativa ao sistema tradicional usado para reciclagem de baterias baseado na pirometalurgia, técnica na qual os metais são aquecidos em temperaturas acima de mil graus Celsius (ºC), o que demanda grande gasto de energia e gera mais gases tóxicos como resíduo.

O uso da técnica para reciclar baterias de íons-lítio é um procedimento recente. Encontra-se em aperfeiçoamento em vários centros de pesquisa no mundo e ainda tem poucas aplicações em escala industrial. A unidade-piloto brasileira será instalada no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo.

Leia mais no link.