
[Imagem: Wikimedia Commons]
Data: 23/10/2025
Docente Citado: Fernando Jose Gomes Landgraf, Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica (Poli) da USP.
Terras Raras são elementos químicos extraídos de minerais, que advém da extração de grandes blocos de mineração e exigem um processo sofisticado de separação. O ímã de Terras Raras é um dos principais produtos dessa mineração. Com os estudos avançados no país, tem-se que o Brasil pode tomar o papel de extrema relevância geopolítica global.
Luiz Gonzaga Trabasso, engenheiro mecânico e coordenador do projeto MagBras, explica que a iniciativa pode ser um estruturante dessa influência internacional. A MagBras consiste em um demonstrador industrial do ciclo completo de produção brasileira de ímãs permanentes de terras-raras, partindo das minas até a reciclagem do produto final (os ímãs permanentes).
O professor Titular da Escola Politécnica (Poli) da USP, Fernando Landgraf, comentou que o projeto pode ter boas perspectivas ao encontrar parceiros na Europa ou na Ásia, admitindo, também, que o Brasil entrou nesse cenário para ficar. Landgraf abordou também o papel de países como a China e o Japão na produção desses imãs.
A pauta ambiental não ficou de fora, e a perspectiva é de que, se manuseados com a cautela necessária, tudo pode ser explorado e haverá a remediação ambiental. O principal objetivo dos projetos e estudos, realizados com o dinheiro público, é de que os minérios não saiam do País como commodities, agregando valor ao produto.