O mundo enfrenta uma revolução tecnológica sem precedentes, com rápidas e profundas mudanças em áreas como eletrônica (sistemas embarcados, microeletrônica), comunicações (5G e 6G), automação (indústria 4.0 e inteligência artificial) e energias renováveis (eólica, fotovoltaica). Neste cenário, a formação dos futuros engenheiros e engenheiras eletricistas deve ser mais do que técnica; ela deve ser holística. Os engenheiros eletricistas do futuro enfrentarão desafios complexos que vão além do conhecimento técnico. Para atender a essa demanda, o enfoque em competências se torna imperativo. Esse enfoque não apenas capacita os alunos a desenvolver habilidades práticas, mas também a aplicar seus conhecimentos em situações do mundo real.
A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) destaca-se por sua excelência na formação em Engenharia, consolidando um compromisso sólido com o avanço tecnológico e científico. A Engenharia Elétrica, como área vital na sociedade contemporânea, desempenha papel crucial na formação do mundo ao nosso redor. Para atender às demandas do século XXI, criamos o Percurso Competências da Engenharia Elétrica, alinhado às novas Diretrizes Curriculares Nacionais para Engenharia (DCNs). O Relatório Síntese da Comissão Nacional para Implantação das Novas Diretrizes Curriculares explica em detalhe o processo do desenvolvimento das novas DCNs. O vídeo (Motivação – Novos Currículos para Novos Tempos – 32min) ilustra a motivação/necessidade de atualização curricular.
Normalmente, todos os 170 ingressantes em Engenharia Elétrica fazem os três primeiros anos em uma grade curricular comum a todos e depois optam por uma ênfase (Telecomunicações, Automação e Controle, Eletrônica e Sistemas Computacionais ou Energia e Automação).
O Percurso Competências é uma opção para 30 ingressantes realizarem um triênio diferente, porém equivalente ao tradicional. Este Percurso foca no desenvolvimento de competências através da realização de projetos que resolvam problemas reais ligados à sociedade desde o primeiro ano.
A Figura 1 abaixo ilustra o Percurso Competências da Engenharia Elétrica.
Figura 1. Fluxograma do Percurso Competências da Engenharia Elétrica.
Ao final do triênio, os alunos que realizaram o Percurso Competências estarão habilitados a optarem por três ênfases: Automação e Controle, Eletrônica e Sistemas Computacionais e Telecomunicações.