Recomendação de Projetos
Equipamento para verificação da condição de operação de lâmpadas
Descrição: Equipamento destinado a dar mais autonomia a Deficientes Visuais dentro de sua residência. Com o auxilio do equipamento que será constuído ao longo do projeto os deficientes visuais poderão saber se as lâmpadas de sua residência estão acesas, podendo então apagá-las para que economizem energia elétrica. O disposivito consta de um sensor de luz que acionará um alarme no caso de haver luz artificial incidindo sobre o mesmo. O alarme não deve ser acionado se houver apenas iluminação natural. A pedido de um grupo de deficientes ligados a Fundação Dorina Nowill, o alarme será do tipo vibratório, evitando excesso de barulho que um alarme sonoro poderia causar. Alem disso eventuais portadores de Deficiência Auditiva, além da visual, também se beneficiarão do aparelho.
Objetivos: O objetivo deste tema é conceber, projetar e fabricar um protótipo de um dispositivo que possa ser usado autonomamente por um deficiente visual com o fim verificar se as lâmpadas de um cômodo, que ele esteja abandonando, estão acesas ou não. O grupo deverá conceber um dispositivo que seja pequeno, portátil, com fonte elétrica autônoma (pilhas ou bateria) , fácil de operar, e a indicação de que a lâmpada está acesa deve ser feita pelo disparo de um sinal sonoro. Com este dispositivo, o deficiente visual deve poder, sozinho, distinguir entre as fontes de luz natural e artificial pelo uso de elementos direcionais. Qualquer comando ou ajuste manual deve ser feito através de teclas com código tátil. Para facilitar o trabalho, devem ser usados elementos padronizados do mercado A melhor solução parece ser um projeto elétrico /mecânico resultante da combinação de um elemento de medida sensível à luz com elementos elétricos de condicionamento de sinal e de ampl
Data de Cadastro: 18/11/2006
Sistema VEtron - Visão Eletrônica de Objetos com RFID
Descrição: Uma das grandes dificuldades das pessoas portadoras de deficiência visual – temporária ou permanente – se relaciona à capacidade de identificação exata de um objeto a partir de sua forma física e de eventuais informações registradas em Braille. O Sistema VEtron visa auxiliar portadores de deficiência visual a reconhecer, por meio da tecnologia de Identificação por Rádio-Freqüência (RFID), objetos do mundo real. Dessa maneira, cada item que o usuário deseja identificar apresentará uma etiqueta RFID, ao qual estará associada uma mensagem sonora.
Objetivos: O Sistema VEtron visa auxiliar portadores de deficiência visual a reconhecer, por meio da tecnologia de Identificação por Rádio-Freqüência (RFID), objetos do mundo real. Dessa maneira, cada item que o usuário deseja identificar apresentará uma etiqueta RFID, ao qual estará associada uma mensagem sonora.
Data de Cadastro: 28/10/2010
Modelo de Padronização de Sites de Ensino
Descrição: A presença das disciplinas da Poli na Internet ocorre de forma orgânica, de acordo com necessidades e iniciativas pontuais sem que haja um planejamento mais robusto da estrutura das informações que serão publicadas num site ou mesmo do relacionamento entre os usuários do site e o curso que o originou.
Objetivos: Desenvolver um modelo para padronização de sites de disciplinas do Departamento de Energia e Automação, que suporte generalização a outras disciplinas e departamentos da Poli. Os objetivos podem ser apresentados de forma mais tangível como a busca por quatro grupos de soluções: 1 - Solução de Acesso a Informações de um curso; 2 - Solução de Arquitetura das Informações publicadas para um curso; 3 - Solução de Armazenamento Dinâmico de informações e interações de usuários do site; 4 - Solução de Documentação do projeto para facilitar sua replicação e evolução em outras disciplinas e/ou cursos.
Data de Cadastro: 04/03/2006