FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

A lâmpada fluorescente, apesar de muito eficiente, tem seus inconvenientes. Por conter mercúrio, um metal pesado, é um resíduo perigoso.
 
Apesar do SVMANOB (Serviço de Manutenção e Obras da Poli) manter um processo seguro de tratamento das lâmpadas utilizadas, o diagnóstico de resíduos realizado em 2006 constatou que parte delas acabava em locais indevidos, como nos containers de resíduo comum e caçambas destinadas a resíduos de construção civil (foto 1), contaminando o ambiente. Em consequência, o número de lâmpadas que retornava para o tratamento no SVMANOB era menor que o solicitado no almoxarifado.      
 
Em 2007 o Poli USP Recicla e o SVMANOB trabalharam juntos na melhoria do processo de gestão. Foram instalados coletores específicos para lâmpadas em todos os prédios (foto 2), e o pessoal envolvido foi treinado.
As medidas tiveram sucesso: nos últimos 12 meses o número de lâmpadas tratadas foi superior ao número de lâmpadas retiradas no almoxarifado.
 
Tabela: Balanço de lâmpadas (março/2007 a fevereiro/2008).
 

Requisitadas ao almoxarifado

Lâmpadas tratadas pelo SVMANOB 

Saldo Final

3.049

3.056

-7

 

No entanto ainda encontram-se eventualmente lâmpadas fluorescentes fora dos recipientes. Participe: Se você encontrar uma lâmpada fluorescente velha, avise o Zelador do seu edifício.

Print Friendly, PDF & Email