O “Programa de Gestão de Resíduos da Escola Politécnica da USP” é delineado por etapas, em

consonância com as diretrizes da Escola e com a legislação vigente.

O Programa já implantou os sistemas de gestão de “lâmpadas fluorescentes” e de “pilhas e baterias” e iniciou o inventário dos resíduos laboratoriais, que subsidiará o sistema de gestão dos resíduos laboratoriais.

Agora, com auxilio da Secretaria da Engenharia da Produção, inicia o piloto da “Coleta Seletiva de Recicláveis”.

Para isso, foram instalados quatro conjuntos de coletores no Edifício da Engenharia de Produção e um no Edifício do Biênio e os profissionais responsáveis pela coleta foram treinados.

O objetivo do piloto é avaliar o processo como um todo. Após o período de adaptação os processos serão avaliados e os ajustes necessários serão realizados para implantação em toda Escola.

Processo:

1º) Usuário deposita os recicláveis separadamente em coletores próprios espalhados pelo prédio.

2º) Os funcionários da limpeza coletam esse material e depositam nos coletores maiores, onde ficarão armazenados temporariamente aguardando coleta de empresa especializada.

3º) Empresa conveniada com a Prefeitura do Campus coleta os resíduos recicláveis e os leva para uma Cooperativa de Reciclagem, onde os materiais serão triados e enviados para reciclagem.

O Poli USP Recicla e a Diretoria da Escola Politécnica contam com a colaboração de todos.