A equipe de alunos da Escola Politécnica da USP conquistou em março/09 o primeiro lugar do podium da 15ª edição dessa competição de engenharia que reuniu 72 equipes de todo o Brasil e uma dos EUA, conquistando o direito de representar o Brasil na Baja SAE Wisconsin, que será realizada pela SAE International em Milwaukee, nos Estados Unidos, de 11 a 14 de junho deste ano.

Com o protótipo Poli Arsenal, a equipe além de conquistar a primeira colocação geral, com 934,83 pontos dos 1000 possíveis, atingiu também a pontuação máxima nas avaliações de Relatório de Projeto, Aceleração e Enduro. Segundo os integrantes da equipe, este resultado é fruto do trabalho de muitos anos. “O conhecimento obtido nos últimos anos com o Projeto Baja vem sendo repassado entre as nossas equipes e está aí o resultado”, comemorou o estudante Filipe Santos, capitão da equipe EcoPoli. A Poli-USP também participou com um protótipo inovador, que veio introduzir um novo conceito à competição: a preocupação com o meio ambiente.

O protótipo EcoPoli apresentou inovações como painel solar para geração de energia elétrica e utilização de materiais alternativos, como por exemplo carenagem e tapeçaria em fibra de PET reciclado. A equipe Poli Arsenal, que foi vice-campeã no ano passado, este ano contou com um sistema de eletrônica embarcada e inovações para reduzir a massa do protótipo e proporcionar maior conforto ao operador.  Agora a Equpie está em busca de parcerias para viabilizar sua participação na competição mundial.

A Comissão do Poli USP Recicla das os parabéns a toda equipe e agradece a divulgação do programa estampando seu logo no baja.