FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Com criatividade e iniciativa é possível agir pensando mais em sustentabilidade e segurança em nosso cotidiano. Os funcionários da Poli, Carlos Krette, eletricista do Serviço de Manutenção e Obras, Adilson F. Felix Filho, Técnico de Laboratório e Cássio Dhelfino, secretário, ambos do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos e o Engenheiro Gaban, que os apoiou nas iniciativas são exemplos disso.

Krette, por exemplo, se deparou com uma necessidade: a de armazenamento seguro para as lâmpadas incandescentes queimadas, já que o Poli USP Recicla já havia disponibilizado coletores para as lâmpadas fluorescentes e mistas. Partiu daí a iniciativa de construir um coletor para armazenar este tipo de lâmpada, reutilizando materiais que seriam descartados como lixo comum.

Um tambor virou um coletor, pedaços de madeira se tornaram pés, uma dobradiça na tampa e restos de espumas para amortecer a queda das lâmpadas. No acabamento, uma demão de tinta foi suficiente. Para não atrapalhar suas atividades ele construiu o coletor nos intervalos de trabalho.  Carlos comenta: “Sinto-me honrado por contribuir com a sustentabilidade e a segurança na USP”.

Já Adilson e Cássio perceberam que mesmo com a implantação da coleta seletiva na Poli, os “cavacos” – resíduos de metal e outros recicláveis, necessitavam de coletores específicos. Assim tiveram a iniciativa de reaproveitar materiais em desuso para produzi-los. Tambores se transformaram em coletores, papel de rascunho em placas indicativas e um pouco de tinta foi utilizada no acabamento.   Adilson comenta: “É muito gratificante ver nossa iniciativa contribuir para a Gestão de Resíduos e para a segurança dos funcionários”.

 O Poli Recicla agradece e congratula os funcionários pelas iniciativas. Participe você também.

Print Friendly, PDF & Email