Relatório “Medidas adotadas pelo Poli Recicla para auxílio no combate à Dengue”

Introdução

A preocupação com a possível proliferação da “Dengue” na USP tem se tornado cada vez mais evidente e ações foram necessárias para auxiliar a Comissão de Combate a Dengue da Escola Politécnica.

Ação 1: Lixeiras de concreto (tubulares ou quadradas), instaladas nas áreas externa.

Responsabilidade: Prefeitura do Campus.

Problema/Risco

Entre outros de ordem técnica, essas lixeiras acumulam água (dentro ou nos sacos de lixo) e possivelmente, podem, proliferar o mosquito da dengue.

Alto Risco

lixeira tubular

Figura 1 – Lixeira de concreto – área externa da Poli.

Ação

Elaborado um Relatório que foi anexado ao processo 13.5.119.3.4, que está com a equipe técnica da prefeitura do campus. A última informação oficial é que está com o Sr. Aderbal, no ramal 914942 desde o dia 10 de outubro de 2013.

O coordenador do Poli Recicla, Prof. Dr. Vanderley Moacyr John, reforçou nosso pedido ao prefeito do campus, no dia 17 de abril de 2014, solicitando a drenagem de líquidos e a adoção de tampas que possam ser acopladas aos equipamentos já existentes ou, ainda, a remoção de todas as lixeiras existentes.

Ação 2: Coletores da Gestão de Resíduos da Poli-Poli Recicla instalados nas áreas externa.

Responsabilidade: Poli Recicla

Problema/Grau de Risco

Apesar de pequena, existia a possibilidade de reter água, em caso de fortes chuvas, no interior dos coletores.

Risco Pequeno.

Ação

Todos os coletores do Poli Recicla, instalados na área externa, possuem tampa vai e vem, por isso, dificilmente acumulam água. Mesmo assim, para garantir, solicitamos ao DSG que fizesse um furo embaixo dos mesmos possibilitando a vazão de líquidos, que por ventura possam se acumular ali se acumular. Já realizado.

coletores recicláveis
Figura 2 – Coletores furados na parte de baixo

Ação 3: Resíduos possivelmente aglomerados nos prédios.

Responsabilidade: Zeladores/Administradores dos prédios.

Problema/Grau de Risco

Dependendo do tipo de material descartado e da maneira que estiver aglomerado pode ser ponto de retenção de água.

Risco deve ser medido pelos zeladores/Administradores dos prédios.

Ação:

Disponibilidade de descarte organizando todo o processo de material não patrimoniado. Zeladores, administradores e/ou secretárias(os) de departamento devem elaborar uma lista informando qualidade e quantidade dos resíduos e solicitar ao Poli Recicla a organizar do descarte.

Ação 4: Coletores de 1.000 litros da Gestão de Resíduos da Poli.

Responsabilidade: Poli-Recicla

Problema/Grau de Risco

Os coletores ficam fechados, porém na sua tampa, pode acumular água. Devido ao manuseio ser diário essa possibilidade fica quase nulo. Mas foram encontrados dois coletores (um para recicláveis e outro para não recicláveis), sem uso, atrás do L.M.O, com manchas de água nas tampas.

Alto Risco.

Ação:

Solicitamos auxílio ao Serviço de Manutenção da Escola.