Projeto Gestão de Resíduos em Escola Pública

PROJETO APRENDER COM CULTURA E EXTENSÃO

GESTÃO DE RESÍDUOS NA ESCOLA PÚBLICA

EE Prof.º Renato de Arruda Penteado

O Poli Recicla apoia a extensão do programa de reciclagem para além da Universidade. Para tanto, iniciou um projeto em julho de 2012 e está em fase final atualmente. No momento estão sendo negociados os detalhes com uma cooperativa para o recolhimento dos resíduos da Escola Renato de Arruda Penteado. A escola já recebeu 10 coletores com dois conjuntos cada, um Cata-Pilhas e uma Bituqueira. O pessoal já está capacitado para gerir os resíduos e toda a escola está engajada no projeto. O projeto prevê a criação de um manual de orientação para a implementação do projeto em escolas públicas, que está em fase de construção e previsto para divulgação a partir da próxima semana.

Desenvolvimento Sustentável: é um processo de transformação que ocorre de forma harmoniosa nas dimensões espacial, social, ambiental, cultural e econômica a partir do individual para o global. Essas dimensões são inter-relacionadas por meio de instituições que estabelecem as regras de interações e, também, influenciam no comportamento da sociedade local.

Participantes: Orientador Welson, Prof.º Mierzwa, Ivan e os Bolsitas: Carla Souza e  Jordão Rocha.

Monitores: Amanda El Bachá, Felipe Lebensold, Jonathan Koiti Shimoda e Renan de Azevedo Ruffo.

Objetivo: Implementar a gestão de reśiduos na escola pública E.E.P.S Profº. Renato Arruda Penteado, através do projeto “Gestão de Resíduos na Escola Pública” do programa de “Cultura e extensão da Pró Reitoria da USP”.

Período: 07/12 à 07/13.

Missão: Integrar as três esferas, universidade, escola e sociedade, visando a conscientização da sustentabilidade por meio de políticas como a gestão de resíduos.

Abaixo segue o Relatório do 1° Inventário e a apresentação realizada na Escola.

Relatorio Primeiro Inventário

Apresentação do projeto