O projeto de gestão de resíduos laboratoriais organizado pelo Poli USP Recicla teve como objetivo, com base no diagnóstico feito em 2006, consolidar um levantamento de todos os resíduos gerados nos laboratórios da Escola.
Foram levantados os tipos de resíduos gerados, a quantidade, o estado físico dos resíduos, o estado das embalagens, a periodicidade da geração e sua localização. Os dados, consolidados em planilhas eletrônicas, estão servindo como referência em processo de licitação de empresas para a correta destinação.
Após treinamento específico sobre resíduos laboratoriais e segurança no ambiente laboratorial, coube à equipe de “monitores” elaborar o formulário de avaliação de ativos e passivos laboratoriais, conhecer os laboratórios da Escola e suas atividades a fim de detectar possíveis fontes de resíduo decorrentes de suas atividades, agendar visitar monitoradas por técnicos ou responsáveis pelos laboratórios, quantificar e classificar ativos e passivos e comunicar qualquer irregularidade (embalagens vazando, produtos perigosos em locais indevidos) ao responsável pelos laboratórios e aos gestores do projeto.
O trabalho de levantamento concluído com sucesso diagnosticou a necessidade de destinação correta a quase 11 toneladas de passivos.
Equipe do Projeto
|
Colaboradores do Projeto
Secretárias(os), recepcionistas, zeladores e administradores dos prédios
Técnicos dos Laboratórios
Especialistas de Laboratórios