Gestão de Pilhas e Baterias Usadas

O Poli USP Recicla também possui um programa de gestão de pilhas e baterias, que são considerados resíduos perigosos por conter metais pesados. Estes resíduos, ao serem descartados juntamente com o lixo comum, provocam danos ao meio ambiente e representam riscos à saúde pública, pela possibilidade dos metais pesados atingirem o organismo através da cadeia alimentar (água ou alimentos contaminados), da inalação ou do contato dérmico. Este projeto se propõe a destinar os resíduos da comunidade politécnica, pois pilhas e baterias são amplamente utilizadas em calculadoras, laptops, celulares e outros equipamentos.

A responsabilidade dos “monitores” ficou em realizar a fiscalização das condições dos coletores, das quantidades de pilhas acumuladas e da disposição destas no depósito do Serviço de Manutenção e Obras da Escola (SMANOB) até a destinação correta destas.

A implementação de uma rotina semanal de monitoramento de Pilhas e Baterias foi concluída com sucesso. Atualmente coleta-se e destina-se adequadamente, aproximadamente 400 kg desse resíduo.

 

Equipe do Projeto

Coordenador
Prof. Dr. José Carlos Mierzwa
Gestor Camila E. Marinho
Monitores
Felipe Lebensold
Jonathan Koiti Shimoda
Renan de Azevedo Ruffo

Colaboradores do Projeto

 

Secretárias(os), recepcionistas, zeladores e administradores dos prédios
Funcionários do Serviço de Manutenção e Obras
Equipe de Limpeza
Seção de Veículos
 

Secretárias(os), recepcionistas, zeladores e administradores dos prédiosFuncionários do Serviço de Manutenção e ObrasEquipe de LimpezaSeção de Veículos