Gestão de Resíduos Não-Perigosos

ResiduosComuns_Coleta

 

Coleta Seletiva em edifícios

A implantação da “Coleta Seletiva” na Poli ocorre de forma progressiva. O primeiro passo foi realizar um levantamento das necessidades de cada edifício, através de pesquisa de campo e análises presenciais, em seguida instalou-se um “Projeto Piloto”, no prédio da Produção e, após análise criteriosa, os pontos falhos foram corrigidos para a implantação da coleta em outros prédios, inclusive no CTH.

De início, grande fração de lixo orgânico era encontrada no meio do lixo reciclável, assim como materiais não recicláveis, como papéis higiênicos, restos de papéis engordurados e papéis molhados e madeira (não coletado pela cooperativa). O trabalho de comunicação com os funcionários por meio de dinâmicas e palestras ajudou muito no tocante à triagem do lixo. Em junho de 2009 a quantidade de lixo orgânico nos recicláveis foi muito menor

ResiduosComuns_Coleta

Com o apoio das Fundações Vanzolini, CTH e FDTE e do USP Recicla, os benefícios ambientais já podem ser medidos. O grau de contaminação dos recicláveis foi de apenas 2.3% e o teor de reciclável no lixo comum foi de apenas 13%. Para melhorar ainda mais esses números a equipe implantou em agosto de 2009 um sistema de informação semanal a todos os politécnicos onde todos tem acesso a tabela do que é e do que não é reciclável, além de uma seção semanal no “Perguntas freqüentes” e respectivas respostas. 
Todos os prédios contam com a coleta seletiva integral:

Administração, Produção/Biênio, Civil, Mecânica (inclusive Poli Júnior), CTH

Elétrica, Química, Metalurgia, Minas e Conjunto do Serviço de Manutenção e Obras.

Coleta Seletiva aberta à comunidade

O Poli USP Recicla aderiu à ação do USP Recicla e instalou nos dois acessos ao bolsão de estacionamentos da Poli, três “Cicléias”, coletores verdes de 2.500 litros de propriedade da Limpurb, que realiza a coleta semanalmente em dias não especificados.

Esses coletores recebem semanalmente 10 mil litros resíduos.

     

    Equipe do Projeto

    Coordenador
    Prof. Dr. José Carlos Mierzwa
    Gestor Camila E. Marinho
    Monitores
    Felipe Lebensold
    Jonathan Koiti Shimoda
    Renan de Azevedo Ruffo

    Colaboradores do Projeto

     

    Secretárias(os), recepcionistas, zeladores e administradores dos prédios
    Funcionários do Serviço de Manutenção e Obras
    Equipe de Limpeza
    Seção de Veículos
    Secretárias(os), recepcionistas, zeladores e administradores dos prédiosFuncionários do Serviço de Manutenção e ObrasEquipe de LimpezaSeção de Veículos