Processos Seletivos

Os Processos Seletivos são realizados em Etapas, todas eliminatórias. As duas primeiras etapas são realizadas pela Escola Politécnica, que ao final da 2ª etapa pré-seleciona os alunos que passarão para a 3ª etapa. O resultado de cada etapa é divulgado somente aos interessados, através do e-mail institucional.

poli-io-processo-seletivo-04Na 1ª Etapa: Inscrição, os alunos se candidatam através da Intranet da Poli e do Sistema Mundus (a partir de julho/2019) . Nesta primeira etapa são avaliados: índices acadêmicos como, por exemplo, média ponderada, números de créditos cursados, números de créditos aprovados.

Na 2ª Etapa: Leitura do Curriculum Vitae e do Projeto Profissional; e realização da Entrevista, única e individual. A banca de entrevistadores é constituída pelos professores membros da CRInt-da Poli e professores convidados. Ao final da 2ª Etapa o SVREInt-Poli comunica às IES conveniadas a lista dos alunos pré-selecionados para a 3ª Etapa.

Na 3ª Etapa: Os candidatos encaminham toda a documentação e fazem as inscrições nos sistemas das escolas do exterior, sendo avaliados por elas. Algumas IES conveniadas realizam na 3ª etapa do processo seletivo provas, videoconferências e/ou entrevistas pessoais.

A aceitação final do aluno para a realização do intercâmbio é de total responsabilidade da IES conveniada do exterior. A seleção é finalizada quando, após a análise da documentação enviada e da realização das provas/videoconferências/entrevistas, a IES no exterior comunica ao SVREInt-Poli a lista dos alunos ACEITOS para realizarem o intercâmbio e emite a carta de aceite.

Todos os Processos Seletivos realizados pelo SVREInt-Poli selecionam os alunos somente para uma vaga nas IES conveniadas. A seleção não está atrelada/relacionada a nenhuma bolsa de estudos.

Todos os convênios assinados pela EPUSP e as IES no exterior contemplam somente as áreas de engenharia.

Calendário dos Processos Seletivos

poli-io-processo-seletivo-05Duplo Diploma: O processo seletivo para o programa de duplo diploma se inicia em Julho/Agosto de cada ano e o intercâmbio tem início no segundo semestre do ano seguinte.

Aproveitamento de Estudos: O processo seletivo para o programa de aproveitamento de estudos acontece geralmente em Fevereiro/Março e o intercâmbio tem início no segundo semestre do mesmo ano.

Os editais da AUCANI são publicados no decorrer do ano e podem ser visualizados no Sistema Mundus.

Os editais estão sendo publicados no site do Serviço de Relações Internacionais desde de 2018.