Instruções para Aluno Poli no Exterior

MATRÍCULA NA POLI:

Se tiver certeza que irá realizar o intercâmbio, não é necessário fazer a matrícula no Jupiter, também não deve trancar a matrícula. 

MATRÍCULA NA POLI:

Se tiver certeza que irá realizar o intercâmbio, não é necessário fazer a matrícula no Jupiter, também não deve trancar a matrícula. 

 

MUDANÇA DE STATUS NO SISTEMA JUPITER:

A mudança de status para: “GRE – Cursando Disciplina no Exterior”, poderá ser verificada no Resumo Escolar disponível no Sistema Jupiter. A matrícula através do Sistema Jupiter deverá ser realizada quando estiver retornando ao Brasil para finalizar o seu curso na Poli. Dúvidas em relação à matrícula através do Sistema Jupiter, favor enviar mensagem para secao.alunos.poli@usp.br.

 

PROLONGAMENTO DA PERMANÊNCIA NO EXTERIOR:

Para solicitar o prolongamento da permanência no exterior (para complementação de estudos e/ou realização de estágio) favor enviar mensagem para crint.poli@usp.br solicitando informações quanto aos procedimentos.

 

INTERCÂMBIO DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS:

O aproveitamento e/ou equivalência dos créditos cursados no exterior devem ser solicitados diretamente na Seção de Alunos da Poli mediante apresentação do Histórico Escolar oficial, emitido pela IES no exterior.

 

INTERCÂMBIO DE DUPLO DIPLOMA:

A equivalência automática (dois anos no exterior por um ano na POLI), implícita nos acordos de Duplo Diploma, somente é aplicável quando o curso feito no exterior é igual (p.ex. mecânica-mecânica) ou semelhante (p.ex. sistemas eletrônicos-eletrônica) ao cursado na POLI. Nos casos em que esta igualdade/semelhança não se aplica, a determinação das disciplinas a serem cursadas, após o retorno ao Brasil, será estabelecida pela respectiva Coordenação de Curso da Poli.

 

DELIBERAÇÃO DA COMISSÃO DE GRADUAÇÃO DA EPUSP:

Os alunos que retornam de intercâmbio com 0 (zero) crédito de aproveitamento, deverão ficar incurso no artigo 75 do Regimento Geral da USP: “Entende-se por cancelamento de matrícula a cessação total dos vínculos do aluno com a Universidade. §2º IV – se o aluno não obtiver nenhum crédito em dois semestres consecutivos, executados os períodos de trancamento total”. Assuntos acadêmicos (planos de estudos, equivalência de disciplinas, etc.) deverão ser tratados com o Coordenador de Curso na Poli.

 

RETORNO DO INTERCÂMBIO:

Ao retornar para o Brasil, o aluno deve comparecer: (1) ao Serviço de Relações Internacionais e (2) na Seção de Alunos (nesta ordem) de posse do original do Histórico Escolar oficial de intercâmbio. Nós do SVREInt-Poli finalizaremos o intercâmbio e a Seção de Alunos lhe instruirá como fazer o pedido de aproveitamento e/ou equivalência dos créditos cursados no exterior. Se não for possível trazer o original do Histórico Escolar, solicite a IES no exterior que o envie para o e-mail: crint.poli@usp.br com cópia para você e secao.alunos.poli@usp.br. Não aceitamos fotocópias, documentos impressos, nem tampouco e-mails re-encaminhados pelo aluno. O endereço do Serviço de Relações Internacionais da Poli (SVREInt-Poli) é: www.poli.usp.br/io/contato