Duplo Diploma
A equivalência das disciplinas para o programa de Duplo Diploma é automática, ou seja, cada 2 anos (4 semestres) cursados no exterior equivalem a 1 ano (2 semestres) na Poli. A equivalência automática de semestres (2 anos no exterior por 1 ano na POLI), implícita nos acordos de Duplo Diploma, somente é aplicável quando o curso feito no exterior é igual (p.ex. mecânica-mecânica) ou semelhante (p.ex. sistemas eletrônicos-eletrônica) ao cursado na Poli. Nos casos em que esta igualdade/semelhança não se aplica, a determinação das disciplinas a serem cursadas, após o retorno ao Brasil, será estabelecida pela respectiva Coordenação de Curso da Poli.
No programa de Duplo Diploma há pouca flexibilidade na escolha das disciplinas que serão cursadas no exterior, porém, o aluno se forma obtendo dois diplomas: o certificado da Escola Politécnica e o da IES no exterior em que realizou parte de seus estudos. O programa é válido para as IES que mantém convênio com a Poli.
A emissão do diploma pela IES conveniada no exterior se dá somente quando o aluno recebe o Certificado de Conclusão de Curso na Poli.