SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIOS (INCLUINDO RENOVAÇÃO E ALTERAÇÕES)
A solicitação deve ser realizada pelo estagiário no sistema com pelo menos 15 dias úteis de antecedência à data de início ou data de devolução dos documentos para a empresa, o que ocorrer primeiro. Não serão aceitas solicitações por e-mail ou realizadas por terceiros. Este procedimento se aplica também a renovações e alterações de estágio.

Atenção: a comunicação com o Serviço de Estágios é realizada exclusivamente por mensagens entre seu e-mail institucional e o email estagios.poli@usp.br .  Em sua caixa de correio marque esse endereço como seguro, evitando que os documentos devolvidos sejam desviados para o seu Spam. O Serviço de Estágio utiliza  apenas seu e-mail USP para a devolução de documentos e não se responsabiliza por demoras caso você não esteja atento às mensagens enviadas.

Orientações Para Estudantes

Orientações para solicitação de estágio – incluindo renovações e alterações de estágio:

As solicitações são realizadas exclusivamente pelos alunos através do e-Estágios. É muito importante ler atentamente as instruções e segui-las. Note que:

• desde 22/03/2024 as solicitações de estágio são realizadas em FASE ÚNICA.
  • leia atentamente tanto as Instruções quanto as Dicas: esta leitura atenta pode evitar erros, devoluções, cancelamentos e atrasos.
  • verifique com o Serviço de Estágios se você possui alguma documentação pendente de estágios anteriores (incluindo estágios de férias). Qualquer pendência deve ser resolvida antes de realizar uma nova solicitação de estágio.

Atenção: esteja atento aos prazos! A informação do prazo mínimo de antecedência está no topo do e-Estágios e deve ser seguida para que seus documentos possam tramitar e ser devolvidos em tempo hábil.

Importante: se você pretende realizar um novo estágio após a entrega de relatórios e/ou rescisão, NÃO é necessário aguardar a devolução dos documentos assinados. Tão logo receba a informação de que seus documentos foram encaminhados para a assinatura da Escola, você já estará apto a realizar uma nova solicitação através do e-Estágios.

Relatórios Obrigatórios:

De acordo com a Lei Federal Nº 11.788 de 25/09/08, o Relatório do Estagiário e o Relatório do Supervisor são obrigatórios e devem ser entregues a cada seis meses ou no encerramento do estágio, proporcionalmente ao período realizado. Abaixo você encontra o passo a passo para envio destes documentos:

Orientações para o Relatório do Estagiário
(obrigatório por lei e independente da disciplina de Estágio Supervisionado):

— Baixar o modelo do Relatório do Estagiário no site;
— O relatório deve ser escrito pelo aluno descrevendo o aprendizado no estágio;
— Documento deve ser assinado pelo supervisor na empresa e pelo estagiário;
— Enviar o documento em formato PDF para o e-mail estagios.poli@usp.br a partir de seu e-mail USP junto com o Relatório do Supervisor.

Orientações para o Relatório do Supervisor
(obrigatório por lei e emitido pela empresa):

— Baixar o modelo do Relatório do Supervisor no site;
— O relatório deve ser escrito pelo supervisor na empresa e conter descrição das atividades realizadas e avaliação de desempenho;
— Documento deve ser assinado pelo supervisor na empresa e pelo estagiário;
— Enviar o documento em formato PDF para o e-mail estagios.poli@usp.br a partir de seu e-mail USP junto com o Relatório do Estagiário.

Atenção: os relatórios possuem destinos diferentes! Os relatórios são obrigatórios por Lei Federal e devem ser entregues juntos, em um mesmo e-mail, porém em DOIS ARQUIVOS PDF SEPARADOS.

Passo a passo para renovação de estágio:

— Providenciar Relatório do Estagiário (escrito por você) e Relatório do Supervisor (escrito pela empresa) 20 dias úteis antes do término do estágio, seguindo as instruções anteriores (acima);
— Após a confirmação de que seus relatórios foram enviados para assinatura, realizar a solicitação no e-Estágios pelo menos 15 dias úteis antes do término do estágio. Não é possível prorrogar um estágio já encerrado. Não é possível solicitar prorrogação com menos de 15 dias úteis de antecedência.
— Ao invés de Termo de Compromisso, preencher Termo Aditivo;
— Os demais procedimentos são idênticos à primeira solicitação de estágio.

Passo a passo para alteração de estágio:

— Caso esteja no estágio há 6 meses ou mais, providenciar Relatório do Estagiário (escrito por você) e Relatório do Supervisor (escrito pela empresa) 20 dias úteis antes do término do estágio, seguindo as instruções anteriores (acima);
— Após o envio dos relatórios, realizar a solicitação no e-Estágios pelo menos 15 dias úteis antes da data de vigência da alteração desejada. Por exemplo: se a alteração for o Supervisor de estágio, deve-se realizar a solicitação 15 dias úteis antes do início do estágio com o novo Supervisor.
— Ao invés de Termo de Compromisso, preencher Termo Aditivo;
— Os demais procedimentos são idênticos à primeira solicitação de estágio.

Passo a passo para rescisão de estágio:

ATENÇÃO: o Termo de Rescisão deve ser entregue pelo menos 15 dias antes da data de encerramento do estágio (Cláusula 1 do TCE);
— Providenciar Relatório do Estagiário (escrito por você) e Relatório do Supervisor (elaborado pela empresa) seguindo as instruções anteriores (acima);
— Baixar o Termo de Rescisão no site e preenchê-lo corretamente;
— Providenciar assinatura e carimbo da empresa no Termo de Rescisão;
— Assinar o Termo de Rescisão;
— Enviar os três documentos (rescisão e relatórios) em formato PDF para o e-mail estagios.poli@usp.br a partir de seu e-mail USP. Os três documentos devem estar como anexos individuais (portanto, 3 anexos) em um mesmo e-mail para possibilitar a conferência dos documentos.