Informações gerais

TCC é para ser uma oportunidade desafiadora, excitante e rigorosa. Nenhuma monografia é para causar incômodo, ou tortura. Se você se sente ansioso com o TCC, sente-o como uma carga pesada, sente-se isolado, precisa se perguntar se os passos do planejamento e da execução estão corretas.

Então use atentamente a “Diretrizes para Elaboração” do seu departamento como uma lista de verificação.

Conceito

A monografia é um texto com corpo (escopo) que tem identidade sobre um único tema, razoavelmente autocontido, e que deve demonstrar o profundo conhecimento do aluno em um campo da engenharia, assim como a sua capacidade de aplicar os métodos de investigação científica na prática de engenharia de forma independente e crítica.

Qualidade

“Que problema eu quero definir e tratar? Qual a relevância do estudo desse problema? Qual vai ser minha contribuição perante outros trabalhos existentes? Que áreas de conhecimento (múltiplos e interdisciplinares) estão presentes na maior parte do referencial teórico e dos métodos que utilizarei no trabalho? Qual o estado de arte real na prática de engenharia sobre esse problema? E quais são as limitações e os alcances do meu trabalho? Como outros podem prosseguir os estudos sobre este tema? (para que tipo de leitor se destina esse trabalho?)”.

Tema

Procure como fonte de escolha do tema de TCC algo em sua experiência prévia, tais como suas dúvidas e interesses ao longo das disciplinas que foram cursadas até o momento, durante seu período de estágio em empresas, no período de desenvolvimento de sua Iniciação Científica, na sua experiência acadêmica em intercâmbios de Escolas.

Modalidades de TCC

• Monografia em seu sentido amplo
  • Trabalho Acadêmico
  • Projeto de Engenharia
  • Tese de Graduação
Importante: Confirme com o coordenador do seu departamento se todas as modalidades estão disponíveis.

Orientadores

Os professores do seu departamento podem ser orientadores do seu trabalho de TCC. Também os autores podem convidar os professores externos ao departamento, buscando buscar trabalhos interdisciplinares. Obter compromisso de reunião semanal (meia hora) com seu orientador. Se seu professor se declarar impossibilitado de realizar essa reunião semanal, deve-se avaliar mutuamente a adequação do convite ao orientador.

Outros conselhos

Importância da organização pessoal – planejar todas as atividades e não deixar para última hora.

Quais são as diferenças entre a importância, a prioridade, a urgência e a emergência? Por que é uma falácia confundir estes conceitos com os tempos dos eventos (prazos) ou com a dedicação do tempo (duração) para cada um dos eventos? Por que a duração do tempo é elástica e está relacionada com as ideias de eficiência e eficácia, mas os prazos dificilmente são elásticos?

“Qual a diferença entre a competência e a capacidade?”
O coelho era competente mas incapaz de vencer a tartaruga na corrida?
Quais são as atribuições necessárias para ter essa capacidade?