FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

  1. Antes de se candidatar a uma vaga de estágio, verifique a sua disponibilidade de tempo para estagiar, levando em conta os horários de aula, de estudo, preparação de relatórios, projetos e trabalhos. Não se esqueça também de levar em conta o tempo gasto com alimentação, transporte e lazer. Um bom critério é utilizar a seguinte equação: número de horas de estágio = 48 – número de créditos. Por exemplo: você faz 28 créditos, 48 – 28 créditos = 20 horas de estágio por semana ou meio período. As jornadas de estágio solicitadas, somadas ao número de créditos matriculados, que ultrapassem os 48 créditos permitidos, necessitam da autorização da Comissão de Graduação, que o aluno poderá solicitar via formulário específico (requerimento) no Serviço de Estágios.
  2. Verificar, pessoalmente no Serviço de Estágios ou pelos telefones 3091-5776/5614, se a empresa na qual você quer estagiar tem convênio com a Escola Politécnica. Se a empresa não for conveniada, ela deve preencher e assinar o Modelo de Convênio em duas vias (Empresa/Poli).
  3. Levar na empresa o atestado de matrícula no qual constam as disciplinas e os horários de aula. Dessa forma, você pode comprovar que é aluno regularmente matriculado na Poli e determinar conjuntamente com a empresa o seu horário de estágio.
  4. Preencher (os formulários devem ser digitados, não serão aceitos formulários manuscritos) os modelos do Convênio, do Termo de Compromisso (Contrato de Estágio) e do Plano de Estágio disponíveis no link Formulários.
  5. Em seguida, a empresa deve preencher e assinar o Termo de Compromisso em três vias (Empresa/Poli/Aluno), atentando para que a data do Termo de Compromisso seja posterior a do convênio. Depois disso, a empresa deve preencher, também em 3 vias, e assinar no campo Supervisor Interno do Plano de Estágio, que é um anexo do Termo de Compromisso. Este campo deve ser assinado e carimbado pela pessoa que irá supervisionar o aluno, funcionário do quadro de pessoal da empresa, que tenha a sua formação acadêmica na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário.
  6. O próximo passo é procurar o professor-orientador do seu Departamento, que é designado pela Comissão de Graduação da Poli para analisar os Planos de Estágio. O professor que aprovará o seu Plano de Estágio não precisa ser necessariamente o professor responsável pela disciplina do estágio supervisionado. Mas é interessante, caso você ainda não tenha cursado esta disciplina, verificar se as atividades são compatíveis com a disciplina de estágio supervisionado do seu curso.

     

    Importante: As atividades descritas no Plano de Estágio obrigatório e não obrigatório deverão estar em conformidade com os currículos, programas e calendários escolares. Recomenda-se que o Plano de Estágio seja elaborado em formulário padrão para facilidade de interpretação e análise. As atividades que constam do Plano de Estágio devem ser realizadas pelo aluno sob a orientação de um supervisor interno, funcionário da empresa, que tenha a sua formação acadêmica na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário,que tenha dado o visto ao plano.

     

    O Termo de Convênio, Termo de Compromisso de Estágio, Termo Aditivo (usado para prorrogação do estágio)  e Plano de Estágio devem ser apresentados no Serviço de Estágios já com as assinaturas, da concedente e a do aluno. Protocolados para análise antes do aluno iniciar suas atividades de Estágio. Não serão aceitos documentos com datas retroativas.

     

  7. O Serviço de Estágios, de posse do Plano de Estágio aprovado, verifica se o aluno está regularmente matriculado e a compatibilidade da carga horária semanal de estágio com o número de créditos matriculados no semestre para, então, efetuar os demais procedimentos para a liberação do Termo de Compromisso.
  8. Antes de assinar o Termo de Compromisso, não se esqueça de conferir se seus dados pessoais, as condições combinadas com a empresa estão corretas e se a empresa colocou o número da apólice da companhia de seguros no Termo de Compromisso. Leve toda a documentação ao Serviço de Estágios, para análise e assinatura.
  9. No final do estágio você deve  elaborar um Relatório de Estágio, que deverá estar carimbado e assinado pelo seu supervisor na empresa, aprovado pelo Professor-Orientador, o mesmo que assinou seu plano de estágio,  e entregar no Serviço de Estágios para que o mesmo dê baixa. Se o Estágio foi encerrado antes do seu fim contratual, junto com o relatório o aluno deverá entregar uma cópia da “baixa” na carteira ou a declaração de rescisão da Empresa.
  10. O aluno não pode ter mais de um Termo de Compromisso em aberto. Portanto, antes de começar um novo estágio, certifique-se de que o Serviço de Estágios tenha dado baixa no compromisso anterior.
  11. A empresa, por ocasião do desligamento do estagiário, deve entregar, para o estagiário, uma declaração, um termo de realização de estágio, com indicação resumida das atividades desenvolvidas, nos períodos e da avaliação de desempenho, esta lhe servirá para comprovar a experiência do aluno.

 

E não se esqueça de:

  • Verificar o tempo de locomoção entre a escola e o local de estágio. Na carga semanal de estágio liberada pela escola (48 menos o número de créditos matriculados no semestre) está incluso o tempo gasto na locomoção entre a escola e o local de estágio.
  • Procurar saber mais a respeito da empresa na qual pretende estagiar. Muitas vezes o anúncio da vaga não informa com detalhes sobre o programa de estágio ofertado.
  • Verificar se o estágio não prejudicará seu desempenho acadêmico. Por isso, renegocie com a empresa a flexibilização do seu horário, principalmente nos períodos de prova e de trabalhos extra-classe.

 

A Finalidade de cada documento:

  • Convênio: estabelece as condições de realização do estágio pela empresa e pela Escola Politécnica. O convênio é efetuado uma única vez para todos os alunos e tem vigência máxima de cinco anos.
  • Termo de Compromisso: estabelece as condições de realização do estágio pela empresa e pelo estudante com a interveniência da Poli. A Empresa precisa obrigatoriamente fazer um seguro em favor do estagiário.
  • Plano de Estágio: documento onde a empresa descreve as atividades que serão realizadas pelo estagiário na empresa e que recebe aprovação do professor-orientador.
  • Termo Aditivo: usado quando, prorrogação do tempo de estágio (anexo Plano de Estágio) ou quando a alteração de qualquer item do termo de compromisso, por exemplo: valor da bolsa auxilio, número de horas de estágio, etc.
Print Friendly, PDF & Email