Verena Soares Fernandes

O programa de Duplo Diploma mudou a minha visão sobre a engenharia e despertou a minha paixão pela carreira. Hoje, trabalho fora do Brasil e, definitivamente, o diploma de uma instituição europeia foi determinante para que eu tivesse acesso a essa oportunidade. Além da perspectiva profissional e acadêmica, a experiência pessoal foi extremamente enriquecedora, os desafios impostos me fizeram ter mais.

Maíra Beccari Barreto

Realizar o Duplo Diploma foi uma oportunidade inigualável de crescimento pessoal por toda a vivência que temos vivendo a cultura de outro país, os hábitos de ensino diferentes, conhecendo pessoas de diversos lugares.
Em termos profissionais, além dos contatos, o “selo” de ter feito Duplo Diploma já agrega por demonstrar que tivemos o interesse, a coragem e a inquietude de sair da zona de conforto e vivenciar uma experiência totalmente nova, além é claro de ser algo concorrido que, para ser conquistado, demonstra empenho na vida acadêmica.
Sinto que tive uma formação mais completa por ter feito Duplo Diploma e sou muito grata à oportunidade que tive.

Stephanie Landim

Não tenho dúvidas de que a oportunidade que a Poli me ofereceu em conseguir um duplo diploma em Portugal fez a diferença na minha carreira profissional. Tanto no lado do crescimento pessoal, quanto no crescimento dentro da engenharia, os 2 anos que passei estudando fora formaram a base da engenheira que me tornei lá em 2014. O Duplo Diploma me abriu várias portas e tive o privilégio de na época da minha formatura conseguir escolher uma vaga de emprego, pois mais de uma empresa estava disposta a me contratar na época.

Mariana Justo Pereira

O duplo diploma foi decisivo na minha carreira e vida pessoal. Tive oportunidade de realizar estágios no exterior, praticando o uso de outras línguas e minha capacidade de adaptação, e sendo exposta a empresas de renome mundial. Além disso, pude escolher cursar matérias às quais não teria acesso na Poli-USP, expandindo meu histórico acadêmico. Mas, mais do que isso, o duplo diploma foi a oportunidade concreta que tive de expandir meu horizonte cultural e de entrar na vida adulta com independência e mais responsabilidade, e onde conheci pessoas que marcaram minha vida — incluindo meu noivo e alguns dos meus melhores amigos.

Amon Ra Paixão Chaves

As experiências vividas devido ao duplo diploma foram e continuam sendo essenciais para o meu amadurecimento pessoal e profissional. O aprendizado de novos conhecimentos e abordagens a partir de perspectivas culturais diferentes e o desenvolvimento de soft skills como relacionamento interpessoal e adaptabilidade a novos contextos tem sido alavancas para o meu crescimento.

Letícia Rubinstein

Leticia Rubinstein Cavalcanti

O duplo diploma foi uma oportunidade fantástica que a Poli me deu e a qual eu sou muito grata. Não só me possibilitou conhecer e viajar pela Europa, um continente que eu nunca tinha estado, e inclusive desde então não tive oportunidade de voltar, como foi uma plataforma para que eu fosse chamada para o processo seletivo da McKinsey, firma em que eu sonhava trabalhar. Durante o processo seletivo, foi evidente como os entrevistadores se interessaram na minha experiência do duplo-diploma, era algo bem diferente em relação aos demais candidatos. Uma vez formada e trabalhando na McKinsey, eu criei o processo seletivo para analistas em duplo-diploma. Essa iniciativa tem trazido cada vez mais estudantes desse perfil para a Firma, uma vez que eu percebi o quanto era um perfil valorizado.

Flávio Villela de Oliveira

O Duplo Diploma foi uma experiência sem igual em minha vida. Durante esse período, adquiri experiências e competências, passei por alegrias, surpresas e dificuldades, o que me tornou uma pessoa mais preparada, confiante e pronta para encarar os desafios impostos na vida pessoal e profissional. Assim como os bons momentos desse período, trago comigo a mudança em mim provocada, seja pela forma de encarar as dificuldades, pela tranquilidade em momentos de tensão, pelas escolhas na vida pessoal e profissional, e pela forma de ver o outro. Eu diria que, mais do que uma experiência que mudou minha vida, o duplo diploma provocou uma nova vida gerada por tantas experiências.

Arthur Alves Miyazaki

O duplo-diploma permitiu um grande crescimento como profissional e como ser humano, afinal, tive oportunidade de enfrentar os desafios de estudar engenharia em uma outra língua e em um país bem diferente do Brasil. Além de todo aprendizado e crescimento pessoal pude aprimorar o idioma alemão que me trouxe muitas possibilidades, aprender a lidar melhor com diferenças culturais e encarar os novos desafios com mais confiança.

Levi José da Silva Filho

O programa de duplo diploma me permitiu expandir meus horizontes através de um melhor entendimento global do papel mais amplo do engenheiro na sociedade. Ele me permitiu um melhor conhecimento interdisciplinar que é fundamental para trabalhar em grandes corporações e em times globais, tendo assim podido trabalhar em diferentes áreas ao longo dos meus 12 anos de carreira, desde setores técnicos até áreas comerciais, e sempre podido me destacar devido ao trabalho colaborativo e conhecimento mais generalista. Recomendo a todos buscar uma experiência como essa e sou muito grato à Escola Politécnica por ter me apoiado nesse processo.

Ricardo Maia Avelino

O duplo diploma me permitiu aprofundar meus conhecimentos técnicos na área de engenharia civil/estruturas e obter reconhecimento internacional devido à minha formação na França/ENPC. Essa visibilidade abriu portas para uma experiência profissional na qual trabalhei com engenharia nos EUA, e me ajudou a obter minha posição atual, como aluno de doutorado da ETH Zürich, na Suíça. Além disso, o tempo que passei no duplo diploma me proporcionou imenso crescimento pessoal e um contato único com diversas culturas.

Leandro Bastos de Araújo

A experiência do duplo diploma foi, sem sombra de dúvidas, o maior marco da minha formação pessoal e acadêmica.
Ir para um país novo, estudar em uma universidade com estilo acadêmico diferente do que estava acostumado na Poli, e ter a oportunidade de conviver com uma nova cultura, ajudou a me tornar um estudante/profissional mais completo e uma pessoa mais flexível e humana.
Viver fora da minha zona de conforto por dois anos aumentou significativamente meu “campo de visão” e me ajudou a colocar o mundo em perspectiva.
Se posso dar um conselho a todos que ainda estão na Poli é não percam essa oportunidade!

Henrique Martinez Rocamora

O Duplo Diploma me trouxe diversas boas experiências, tanto no âmbito pessoal como profissional. Ir para um país em que você não tem família e amigos força você a se reconstruir, procurando novas bases em um ambiente em que você mal conhece. Aprendi a confiar, desconfiar, observar pequenos padrões e comportamentos e com isso me situar. Conheci amigos que guardo pra vida, e isso não tem preço. No ponto de vista profissional, aprendi a não ter medo, a dar minha opinião e construir bons argumentos, quando você começa a trabalhar com pessoas que não tem a mesma origem que você, você vê a necessidade de apresentar um discurso claro no trabalho, saber juntar as palavras certas para se comunicar, entendendo que todos são diferentes e que se deve respeitar as diferenças.

Marcelo Cirelli

Graças ao duplo diploma, tive a oportunidade de retornar a Itália depois da formatura da Poli e obter um emprego na prestigiada casa de Consultoria Estratégica “BCG” (Boston Consulting Group), onde trabalho há 6 anos. Neste período, tive a oportunidade de trabalhar em mais de 12 países, ao lado de mentes brilhantes que me ajudaram a crescer pessoalmente e profissionalmente. Além disso, no âmbito pessoal, foi durante o duplo diploma que conheci a minha esposa. Sou imensamente grato pela oportunidade que a Poli me deu de fazer o duplo diploma, o que me possibilitou construir uma carreira internacional de sucesso e, sobretudo, a minha família.

Guilherme Pimenta Sorregotti

O duplo diploma foi uma experiência única, permitindo crescer tanto profissionalmente quanto pessoalmente. É uma imersão no exterior para estudar e amadurecer fora do país. A grade flexível me permitiu escolher matérias que fortaleceriam meu currículo e me levassem a atingir meus objetivos profissionais. O meu primeiro emprego foi em uma empresa internacional e grande parte dessa experiência pode ser aplicada diretamente durante essa primeira jornada.

Gunter Aguiar Wittlich

O Duplo Diploma foi uma experiência única na minha vida. Ao mesmo tempo em que foi uma concretização de um sonho e um privilégio de morar no exterior, foi também um momento de grande crescimento pessoal e profissional. Eu pude desenvolver habilidades intrapessoais com pessoas de diversas culturas e adquirir conhecimentos técnicos de altíssimo nível. Em relação aos impactos na minha vida profissional, além do óbvio ponto positivo de possuir um diploma no exterior, dez anos depois ainda utilizo as ricas experiências vividas do Duplo Diploma como referências ao exercer minhas atividades como engenheiro de desenvolvimento de produtos.

Marcelo Inoue

O duplo diploma na École de Ponts na França foi uma das experiências mais enriquecedoras que tive no lado pessoal e profissional. Ter que se virar no dia a dia da faculdade e do estágio, em outro país e em outra língua, trouxe enormes aprendizados que ficaram para a vida. A convivência com outros estudantes extremamente esforçados e competentes também foi muito valiosa. A formação no duplo diploma é um diferencial que valorizo bastante profissionalmente, e o reconhecimento do programa só deve crescer com mais alumni duplo diplomados.

Bernardo Leão Ciríaco Lima

Engenheiro eletricista formado em 2015, realizou seu Duplo Diploma na Université de Technologie de Compiègne.

Felipe Romano

Engenharia de Produção formado em 2014, realizou seu Duplo Diploma na Ecole Centrale de Lille.

Gabriela Menin Machado

Engenheira Civil formada em 2019, realizou seu Duplo Diploma na Politecnico di Milano

Henrique Dantas de Carvalho

Engenheiro Naval formado em 2012, realizou seu Duplo Diploma no Politécnico di Milano.

Juliana Gaue Zayat

Engenheira civil formada em 2011, realizou seu Duplo Diploma na École Spéciale des Travaux Publics

Mario Gabriel Ribeiro da Silva Guazzelli

Engenheiro Mecatrônico formado em 2020, realizou seu Duplo Diploma na Université de Technologie de Compiègne UTC

Mauricio Serrano Goy Villar

Engenheira Mecatrônica formada em 2009, realizou seu Duplo Diploma na École Centrale Marseille

Pedro Ernesto Iandoli Proto

Engenheiro químico formado em 2020, realizou seu Duplo Diploma na École Nationale Supérieure de Chimie de Montpellier.

Pedro Siqueira de Magalhães

Engenheira de Produção formada em 2016, realizou seu Duplo Diploma no Politecnico di Torino

Rafael Belém Lavrador

Engenheira Química formada em 2020, realizou seu Duplo Diploma na École Nationale Supérieure de Chimie de Montpellier.

Rafael Gazi

Engenheiro mecatrônico formado em 2011, realizou seu Duplo Diploma no Politécnico di Torino.

Rafael Teixeira Redondo

Engenheiro de minas formado em 2014, realizou seu Duplo Diploma na Ecole des Mines de Nancy.

Thaise Kemer

Engenheira eletricista habilitada em Controle e Automação formado em 2010, realizou seu Duplo Diploma no Politecnico di Torino.

Thiago José Macieira

Engenheiro eletricista formado em 2004, realizou seu Duplo Diploma na École Centrale de Lille.

Thiago Zequi Sousa

Engenheiro mecatrônico formado em 2016, realizou seu Duplo Diploma na Université de Technologie de Compiègne.

Acesse abaixo os outros depoimentos.

Acompanhe a Poli nas redes sociais! /

Follow Poli-USP on social media

Print Friendly, PDF & Email