Parceria entre USP e Santos Brasil quer aproximar futuros engenheiros dos desafios logísticos nacionais

A Escola Politécnica (Poli) da USP e a Santos Brasil, empresa referência em operações portuárias e logísticas, com atuação em dez terminais portuários (contêineres, veículos, carga geral e granéis líquidos), firmaram uma parceria que pretende aproximar os seus futuros engenheiros e engenheiras dos problemas reais e desafios tecnológicos envolvidos nas operações portuárias nacionais. A companhia, que administra o Tecon Santos, um dos maiores terminais de contêineres da América Latina, doou, por meio do programa Parceiros da Poli, a reforma de uma sala de aula do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Poli, localizada no Edifício de Engenharia Mecânica, Mecatrônica e Naval. O espaço será inaugurado no dia 13 de março, às 10h, seguida de breve confraternização com a presença de Antonio Carlos Sepúlveda, Diretor-presidente da Santos Brasil.

Em formato de anfiteatro, trata-se da principal sala de aula e palestras utilizada nos cursos de graduação e pós-graduação de Engenharia Naval e Oceânica. A parceria foi viabilizada pelos investimentos da Santos Brasil em sua política de inclusão e desenvolvimento humano por meio da educação, e a obra homenageia o professor Célio Taniguchi, ex-diretor da Escola Politécnica.

O professor da Poli, Marcos Mendes de Oliveira Pinto, que viabilizou a parceria e atua na área de transporte marítimo, instalações portuárias e comércio internacional, revelou a intenção do acordo de promover uma aproximação dos alunos da Poli com esta área, que segundo ele demanda profissionais habilitados a resolver diversas questões complexas na tomada de decisões. O docente ressaltou também a importância do desenvolvimento da área de logística para que o País seja cada vez mais eficiente e cada vez mais inserido no contexto do comércio internacional. “A sala cria um ambiente para aproximação dos alunos das empresas do meio logístico, particularmente da Santos Brasil”, concluiu o professor, ressaltando o potencial do espaço para promover eventos e diálogos que tragam os desafios da área e busquem soluções dentro da universidade.

Antonio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil, destaca a importância do projeto. “Estamos muito orgulhosos com a inauguração da sala Santos Brasil – Prof Célio Taniguchi na Escola Politécnica da USP. A Santos Brasil espera que essa nova sala enriqueça a experiência acadêmica e que inspire alunos e professores a pensarem novos caminhos para o desenvolvimento do nosso país. Somos gratos pela oportunidade de aproximação com a academia e continuaremos a buscar meios de contribuir com a sua evolução”, diz.

Inauguração da Sala ET-1

A obra homenageia o Professor Célio Taniguchi

Data de horário: 13 de março de 2024, das 10h às 12h.

Local: prédio das Engenharias Mecânica, Mecatrônica e Naval.

A cerimônia de inauguração será seguida de breve confraternização com a presença de Antonio Carlos Sepúlveda, Diretor-presidente da Santos Brasil.

Sobre a Santos Brasil

A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 26 anos para operar o Tecon Santos (SP), um dos maiores terminais de contêineres da América Latina. Neste período, já investiu mais de R$ 9 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro.

Atua nacionalmente por meio de dez terminais estrategicamente localizados – sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos, três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes.

A Santos Brasil é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa, e signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade. Faz parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e do índice S&P/B3 ESG. É certificada pelo GPTW, como uma das melhores empresas para se trabalhar, pelo sexto ano consecutivo.

Acompanhe a Poli nas redes sociais!